Ambev abre tour cervejeiro gratuito no Ceará

Visitantes acompanham produção de marcas como Skol, Brahma e Antarctica em Aquiraz

Com 20 anos de operação, cervejaria passa a oferecer tours  (Foto: Divulgação)

Com 20 anos de operação, cervejaria passa a oferecer tours (Foto: Divulgação)

A Cervejaria Aquiraz, da Ambev, localizada a 30km da capital do Ceará (Fortaleza), abre as suas portas a partir deste 21 de dezembro para visitas guiadas. No tour, é possível acompanhar de perto a criação, a elaboração e a degustação da bebida. Instalada em 1998, a Cervejaria de Aquiraz faz rótulos como Antarctica, Brahma Chopp e Skol.

Na primeira etapa da visita, os participantes acompanham todo o processo de brassagem, quando o malte e água são misturados. Na sequência, é possível ver os momentos de fermentação e maturação e, no momento da filtração, provar a cerveja segundos depois de pronta, direto do tanque. No fim, os visitantes podem apreciar alguns rótulos elaborados pela Cervejaria Ambev harmonizados com petiscos clássicos e aprender a degustar a bebida com combinações.

Aquiraz é a sexta Cervejaria da Ambev a realizar a visitação no Brasil. Antes, foram as vezes das Cervejarias de Agudos, Guarulhos e de Jaguariúna, em São Paulo, as cervejarias Adriática, no Paraná, Rio de Janeiro e a de Pernambuco, em Itapissuma, também abriram inscrições para visitas.

Mauricio Soufen, vice-presidente de Supply e Excelência Cervejeira, destaca:

“É importante que as pessoas possam ter a oportunidade de ver de perto o passo a passo da criação de uma cerveja. Vemos um público consumidor cada vez mais interessado pelo nosso universo. E o cearense não é diferente.”

Durante o tour, o público ainda poderá ter uma aula sobre a história da bebida com o time de mestres-cervejeiros da Cervejaria Ambev. Desde a antiguidade até os dias atuais, passando pelas escolas cervejeiras, mitos, verdades e curiosidades.

Em Aquiraz, serão abertas, também, visitas agendadas para grupos universitários, que poderão conhecer, por exemplo, todo processo de controle de qualidade dos ingredientes.

A Cervejaria Aquiraz é referência, também, no uso de recursos naturais, especialmente no consumo de água. Graças a investimentos na Estação de Tratamento de Reuso de Efluentes e a implantação de um moderno sistema de reaproveitamento de água, são economizados 600 m³ de água por dia na unidade. Em cinco anos, a redução no consumo de água chega a quase 25%.


Serviço

  • O quê: Cervejaria Aquiraz-Ceará
  • Onde: BR 116, 32 km – S/N – Sitio Floresta – Aquiraz/CE
  • Quanto: entrada gratuita
  • Como: inscrições por este link