A atração do próximo Talk Chopp com a Lupulinário

Bate-papo com entrada gratuita ocorre a cada 15 dias no Il Piccolo Biergarten, na Lapa

 "Talk Chopp" é conduzido pela jornalista Sônia Apolinário, da coluna cervejeira Lupulinário (Foto: Divulgação)

"Talk Chopp" é conduzido pela jornalista Sônia Apolinário, da coluna cervejeira Lupulinário (Foto: Divulgação)

Evento gratuito com o objetivo de aproximar o público dos cervejeiros artesanais do Rio de Janeiro, o Talk Chopp com a Lupulinário recebe a cervejaria Docente no dia 28 de junho, a partir das 18h, no Il Piccolo Biergarten, na Lapa (RJ). O evento é comandado pela jornalista Sônia Apolinário, titular da coluna cervejeira Lupulinário, que leva o bate-papo cervejeiro a cada 15 dias para o bar da Lapa especializado em cerveja artesanal.

A cervejaria Docente, uma cigana do Rio de Janeiro, foi criada há três anos pelo professor Antonio Carlos. Durante 41 anos, a vida dele foi lecionar química. Ao se aposentar, decidiu levar seus conhecimentos para outros lugares, além da sala de aula. O resultado pode ser conferido nos sabores dos rótulos da Docente que prestam homenagens a várias disciplinas escolares.

No Talk Chopp, a Docente apresenta o rótulo Qui APA, uma homenagem à própria Química. Com sabor e aroma moderados, leve dulçor, cor dourada âmbar e volumosa espuma branca-bege, essa American Pale Ale tem 5,5% de teor alcoólico e 33 IBUs (amargor).

Nesta edição do evento, vai ter festa. Tanto o professor Antonio Carlos quanto o próprio Il Piccolo Biergarten fizeram aniversário no mesmo dia, 20 de junho. O bar completa quatro anos de funcionamento. Para celebrar a data, vai rolar sorteio de brindes para o público.

No início, para esquentar a plateia, e depois do bate-papo, na saideira, o som fica por conta do grupo Charles Zanol Blues Trio com clássicos dos anos 50.

O Talk Chopp

Em meio a tantos rótulos de cervejas artesanais, qual escolher? Como escolher? Responder a perguntas como essas é o propósito da série de conversas com cervejeiros.

“Apresento para o público o rosto por trás dos rótulos das cervejas artesanais mais bacanas que estão sendo produzidas atualmente. As pessoas vão ficar por dentro das novidades que chegam ao mercado”, explica Sônia Apolinário.

O convidado da estreia, em 30 de maio, foi Maurício Grille, da cervejaria Andar de Cima, de Lumiar (RJ), que apresentou o rótulo Smash American IPA. Em 14 de junho, foi a vez da cervejaria Matisse.

O bar: desde que Il Piccolo Biergarten se instalou na Lapa, em 2014, é uma referência em cerveja artesanal e comida alemã. Uma das características da cozinha é de que "não chegam perto das panelas e muito menos dos pratos, corantes, conservantes ou estabilizantes".


Serviço

  • O quê: Talk Chopp com a Lupulinário
  • Quando: 28 de junho, às 18h
  • Onde: Il Piccolo Biergarten – Rua dos Inválidos, 135, Lapa/RJ
  • Quanto: entrada gratuita, degustações opcionais