StartUp para acelerar cervejas ciganas lança linha própria

Unicorn Cerveja Artesanal, com três estilos, tem lançamento em bares em São Paulo

 Entre as primeiras marcas aceleradas pela StartUp Brewing estão as ciganas cerveja Avós e Juan Caloto (Foto: Divulgação)

Entre as primeiras marcas aceleradas pela StartUp Brewing estão as ciganas cerveja Avós e Juan Caloto (Foto: Divulgação)

A StartUp Brewing inaugurou sua fábrica no interior de São Paulo, em junho deste ano, com um objetivo: acelerar e investir em cervejarias ciganas, dar apoio consultivo em toda a cadeia, além de produzir muita cerveja, claro. A cervejaria oficializa sua chegada ao mercado com o lançamento da Unicorn, uma linha de receitas próprias.

No dia 31 de agosto, o projeto estreia com evento no The Barley House, em São Paulo, e no 1° de setembro mais de 60 bares plugam seus três rótulos primogênitos: Unicorn Premium Lager, Unicorn Witbier, e Unicorn IPA. Envasadas em latas de alumínio (473ml), as novidades desembarcam em bares e empórios de São Paulo, "com proposta despretensiosa e bem humorada: cervejas executadas com capricho e boa drinkability que prometem cair nas graças tanto dos consumidores iniciantes como dos que já trazem bagagem sensorial cervejeira".

As cervejas

A Unicorn Premium Lager é uma cerveja clara, leve e fácil de beber. Tem perfil maltado suave, que lembra pão, com presença de notas florais e levemente cítricas garantidas pelas variedades de lúpulos escolhidas para a receita. Na boca, a Premium Lager que tem 5% de teor alcoólico corpo e amargor baixos.

A Unicorn Witbier, produzida com combinação de maltes de cevada e trigo, tem, como manda o estilo, adição de casca de laranja e semente de coentro. É dona de um visual amarelo palha, levemente turvo, com espuma clara, cremosa e persistente. Notas cítricas da laranja em perfeito equilíbrio com o toque condimentado da semente de coentro, sem comprometer as notas frutadas, conferidas pela levedura belga. Seu amargor é baixo e teor alcoólico é de 4,5% de abv.

Aos fãs da planta considerada o tempero da cerveja, a marca traz a Unicorn IPA, leitura da StartUp Brewing para a clássica American India Pale Ale. Com coloração âmbar e espuma perolada, apresenta notas cítricas frutadas tanto no aroma como no sabor, tem corpo médio e amargor marcante (40 IBUs), equilibrado com a base de malte. Alcança os 6% de abv.

 Peça gráfica mostra a identidade visual da Unicorn (Foto: Divulgação)

Peça gráfica mostra a identidade visual da Unicorn (Foto: Divulgação)

A comunicação visual aposta em rótulos estampados pela caricatura do excêntrico Mr. Unicorn, eleito como a personalidade da série de cervejas, ele surge como um consultor pessoal do cenário das cervejas artesanais. Dono de postura e comunicação irreverente, Mr. Unicorn se leva muito a sério, com seu gênio esnobe traz informações, indica tendências, sugere rótulos, sempre de maneira divertida. Sua autoestima poderosa somada ao seu jeito pedante vem à tona de forma cômica, prometendo superar até os beer snobs mais exigentes.

A StartUp Brewing é uma aceleradora que nasce para investir em cervejarias ciganas, dar apoio consultivo em toda a cadeia desde elaboração de receitas, desenvolvimento de produtos, rótulos, marketing, financeiro, tributário, distribuição etc. Entre seus objetivos, está a criação de condições para que possam crescer e competir de igual para igual com grandes marcas, desde a aquisição de insumos mais baratos, passando por um processo produtivo mais eficiente e controle de qualidade rigoroso até uma distribuição estrategicamente forte.

Fundada por equipe com mais de 20 anos de experiência no mercado de tecnologia, a cervejaria está instalada em Itupeva (SP). Com capacidade inicial de produção de 500 mil litros/mês, dividida em duas salas de brassagens, permite que receitas diferentes sejam produzidas automática e simultaneamente. Entre as primeiras marcas aceleradas pela StartUp Brewing estão as ciganas cerveja Avós e Juan Caloto.