Start-Ups da Cevada

No Brasil 40 aceleradoras de Start-Ups esperam boas ideias de negócios para qualquer ramo

 A partir do Vale do Silício, as Start-Ups transcenderam sua origem e disseminam inovação (Foto: Divulgação)

 A partir do Vale do Silício, as Start-Ups transcenderam sua origem e disseminam inovação (Foto: Divulgação)

TrainerBr

Pelo senso comum, Start-Ups são empreendimentos orientados a inovações amparadas por novas tecnologias. Porém as Start-Ups tornaram-se mais do que isto. Hoje em dia são um conceito, um jeito de se pensar um negócio inovador, em qualquer ramo de atividade. Não é mais uma exclusividade das empresas de tecnologia fomentadas pelo Vale do Silício, como nos anos 80 e 90.

As Start-Ups transcenderam sua origem. Já ouviu falar nas Start-Ups da Cevada? Atualmente existem Start-Ups que orientam seus esforços para apresentar inovações para o ramo imobiliário, saúde, construção civil, comércio de produtos/serviços, indústria - e para o setor cervejeiro. Tanto para a produção em escala quanto para pequenos produtores que pretendem personalizar suas criações e até lançar suas marcas. Isso inclui aplicativos para comercialização nos quais o usuário pode encontrar o estabelecimento com o menor preço da sua cerveja favorita, promoções próximas, visualizar classificações/opiniões dos outros usuários sobre a cerveja e compartilhar com os seus amigos.

Na América as Start-Ups da cevada têm um crescimento robusto com aplicativos e soluções diversas para quem produz e para quem consome. As microcervejarias já são notadas pelos grandes produtores já há algum tempo. Entre 2009 e 2014, enquanto a produção das marcas tradicionais caía 13,7% nos Estados Unidos, as cervejas artesanais cresciam 141%. Em 2014, a exportação de cervejas artesanais dos EUA cresceu 36%.

A notícia é boa para os pequenos cervejeiros que pretendem desenvolver suas marcas por aqui. Além de um mercado promissor para cervejas artesanais, atualmente há 40 aceleradoras de Start-Ups no Brasil esperando por boas ideias de negócios para qualquer ramo de atividade. A sua ideia pode ser uma. Inovações sempre cabem em qualquer lugar. Se já participou de um Curso de Liderança ou uma Palestra de Liderança, terá visto que uma das características de quem lidera é o apoio a ideias e conceitos que tragam a inovação para qualquer atividade. Neste quesito as Start-Ups acabam por se tornar uma alternativa interessante para produtores de cervejas artesanais que querem desenvolver o negócio. Podem trazer soluções tecnológicas que vão desde o controle de produção até a comercialização ou lançamento e divulgação de marcas.

Em qualquer ramo de atividade, o investimento em boas ideias sempre será um negócio promissor. No caso das cervejas, saboroso e promissor.

Autor convidado:

TrainerBr Treinamentos Corporativos Ltdarelacionamento@trainerbr.com.br