Skol leva lata especial para a Parada LGBT

Conforme a cervejaria, parte da renda é revertida para casa de acolhimento

Skol-lgbt-lata.jpg

Pelo segundo ano, a Skol é a cerveja oficial e principal patrocinadora da Parada LGBT. Para celebrar a Parada e o respeito, principal bandeira da cerveja, a Skol lança uma edição especial de sua lata 269mL que terá sua conhecida seta-logo vestida com as cores da bandeira LGBT. Mas a versão terá um significado ainda maior. Conforme a cervejaria, parte da venda será destinada para a Casa 1, uma casa de acolhida para jovens expulsos de suas casas por sua orientação sexual ou identidade de gênero. (Para conferir mais opções de eventos, com agenda atualizada, consulte o roteiro da Beer Art)

A Associação da Parada do Orgulho de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros de São Paulo (APOGLBT/SP) e a prefeitura de São Paulo apresentaram na terça-feira, 13, a programação e os preparativos para a 21ª Parada do Orgulho LGBT em São Paulo, que ocorre no domingo, 18, das 12h às 18h, na região da Avenida Paulista. O tema deste ano é Independente de nossas Crenças, nenhuma Religião é Lei. Todas e todos por um Estado Laico.

A estimativa dos organizadores é que cerca de 3 milhões de pessoas participem do evento, que terá como uma das principais atrações a cantora baiana Daniela Mercury e a funkeira Anitta. A parada terá 19 trios elétricos patrocinados por instituições e empresas que apoiam o movimento LGBT e estão comprometidos com o combate e o fim da discriminação, seja ela étnica ou de gênero.

A concentração será em frente ao Museu de Arte de São Paulo (MASP), a partir das 10h, como ocorre todos os anos. O percurso será de aproximadamente 3,5 quilômetros, partindo da Avenida Paulista, seguindo pela Rua da Consolação. O show de encerramento será no Vale do Anhangabaú, com as atrações confirmadas da cantora Tâmara Angel e de artistas da noite LGBT.

A Skol e a Parada LGBT

Maria Fernanda de Albuquerque, diretora de marketing da Skol, explica:

“Temos aprendido muito nessa jornada em prol do respeito, e são os parceiros que encontramos neste caminho que tem nos feito evoluir. Durante o último ano tivemos a oportunidade de conhecer diversas pessoas e iniciativas que contribuíram para este crescimento e uma delas foi Iran Giusti e seu trabalho na Casa 1. A Parada LGBT e a Casa 1 levantam antes de tudo a bandeira do respeito e é essa a bandeira de Skol. E essa foi a melhor forma que encontramos para dividir com todos a nossa caminhada de respeito, de construção de novos valores e de experiências livre de preconceitos.”

Para Iran, ações como essa são fundamentais para, mais que chamar atenção para as necessidades práticas como as financeiras – tendo em vista que a Casa 1 se mantém por doações e crowdfunding - contribuir para ecoar as mensagens do projeto.

"É muito relevante ter uma marca do tamanho da skol ecoando essa discussão e colocando em sua lata a bandeira do orgulho LGBT", afirma.

No último ano, Skol teve várias iniciativas de apoio à diversidade. No carnaval, a cerveja amplificou a ação de Lia Marques, criadora do Apito Contra o Assédio, e distribuiu mais 50 mil apitos pelo Brasil. O projeto Reposter, que ressignificava pôsteres antigos, contou com a arte de oito ilustradoras e o Coletivo MOOC foi co-autor do projeto Skolors, as cinco latas com cinco tons diferentes, que representavam a diversidade e a beleza de cores que todos nós, juntos, formamos.

“Acreditamos que apenas com um grande e constante movimento de conscientização e respeito, conseguiremos provocar mudanças significativas e permanentes na sociedade. Para Skol, o diálogo e a conscientização são passos importantes para se chegar ao respeito e por isso é tão importante para nós apoiarmos a Parada do Orgulho LGBT” completou a diretora.

Além da lata, a cerveja terá um trio-elétrico que terá como principal bandeira o Respeito à diversidade e liberdade individual e promete ainda mais novidades até o dia do evento.