Newbie, a New England American IPA da Prússia Bier

Cerveja combina adição de aveia e malte de trigo com "exorbitantes" quantidades de lúpulo

 Nova receita da Pússia Bier é uma guinada na linha da cervejaria mineira (Foto: Divulgação)

Nova receita da Pússia Bier é uma guinada na linha da cervejaria mineira (Foto: Divulgação)

A Cervejaria Prússia apresenta seu mais novo rótulo com uma "pegada" potente e muito diferente dos anteriores. É a American Newbie, uma New England American IPA (NEIPA). A receita tem adição de aveia e malte de trigo, que proporciona maciez ao paladar, contrapondo-se às "exorbitantes" quantidades de lúpulo, adicionadas em todas as fases do processo, incluindo triplo dry hopping.

“Isso causa uma explosão de aromas cítricos e de frutas tropicais como abacaxi, laranja, kiwi, que podem ser sentidos à distância, graças aos lúpulos Citra, Mosaic e Centennial”, complementa Fernando Cota, sócio da Prussia Bier.

A cerveja tem 6,5% de teor alcoólico e amargor de 45 IBUs. Sua aparência é turva e sua coloração amarelada. É uma cerveja sazonal com 20 gramas de lúpulo por litro

Fernando Cota explica:

“Esta é nossa primeira cerveja que segue os moldes americanos, bem diferente da formalidade e padrão inglês que aprendemos fazendo excelentes (e premiadas) cervejas. Chegamos com o pé na porta e vamos mostrar tudo que aprendemos em três anos de Escolas Inglesa e Alemã, aplicados às práticas e tecnologias americanas.”

Instalada em São Gonçalo do Rio Abaixo (região central de Minas Gerais), a Prussia Bier tem a capacidade de produzir até 28 mil litros por mês em sua fábrica de 300 metros quadrados. O nome foi inspirado em uma região da Europa que abrangia diversos países cervejeiros em meados do século 13. A ideia de criar a cervejaria surgiu em 2008 e, em 17 de novembro de 2014, os amigos e empreendedores Fernando Cota, Railton Vidal e Douglas Vidal produziram sua primeira brassagem.

A cervejaria atende diretamente demandas do Vale do Aço, Médio Piracicaba e grande BH, além de 100 pontos de venda terceirizados espalhados por Minas Gerais e Rio de Janeiro. Hoje, a Prussia produz seis diferentes rótulos, além da Newbie: Pilsen, Bohemian, Weiss, English India Pale Ale, Pale Ale (ESB) e Irish Red Ale.

Fernando Cota ressalta:

“A Prussia nasceu da combinação de sonhos, desejo do novo e boas amizades. Somos uma empresa familiar e fazemos cervejas que cumprem bem o seu papel, pois nossa missão é divulgar a cultura cervejeira. Vivemos da cerveja e, por isso, estamos sempre pesquisando e nos dedicando a apresentar ao mercado produtos com a mais alta qualidade, como nossa Newbie.”