Cerveja

Wbeer.com.br lança cerveja colaborativa que leva café mineiro

Providência Double Stout Espresso Oak tem participação da Bodebrown e da Banded Oak

Imperial Stout recebe café da Serra da Mantiqueira na maturação (Foto: Divulgação)

Imperial Stout recebe café da Serra da Mantiqueira na maturação (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de unir duas paixões brasileiras - a cerveja e o café -, a Wbeer.com.br mobilizou um trabalho conjunto com três cervejarias - duas brasileiras e uma norte-americana. Chamada Providência Double Stout Espresso Oak, o rótulo já está disponível no e-commerce e é a indicação da Wbeer.com.br no mês de abril/2017. A cerveja foi criada especialmente para a Wbeer pela Cervejaria Providência, de Cascavel (PR), que se destaca pela produção de rótulos premiados em concursos nacionais e internacionais, como a Providência Dunkel. Para isso, a cervejaria se uniu com Paulo Cavalcanti, da Bodebrown (Curitiba-PR) e com o norte-americano Chris Kirk, fundador da Banded Oak Brewery (Denver-EUA).

A Providência Double Stout Espresso Oak é do estilo inglês Imperial Stout - versão mais intensa da cerveja escura Stout - e recebe café da Serra da Mantiqueira na maturação. Para os apaixonados por café, a microrregião da Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais, foi a primeira a conquistar o selo de Indicação de Procedência.

Já para os apaixonados por café e por cerveja, Taiga Cazarine, Beer Hunter da Wbeer.com.br, conta que o resultado dessa combinação é uma cerveja com aromas amadeirados e de café, além de notas complexas de frutas vermelhas, como uva passa e ameixa.

Gustavo Daher, gerente de marketing do e-commerce, comenta:

"Estamos muito felizes com a criação desse rótulo. Sempre buscamos parceiros que nos ajudem na nossa missão de levarmos momentos de felicidade aos nossos clientes, além de proporcionarmos mais informação sobre o mundo cervejeiro. Com a Providência Double Stout Espresso Oak, conseguimos isso. Tanto o café quanto a cerveja têm o poder de unir as pessoas, seja em uma roda de amigos, em um café ou em uma mesa de bar."

Paulo Cavalcanti, colaborador da cervejaria Bodebrown, liderada por seu irmão, Samuel Cavalcanti, conta:

"O norte-americano Chris Kirk é um grande amigo e especialista em cervejas do tipo Imperial Stout envelhecidas na madeira, trabalhou muitos anos na famosa cervejaria de Denver, Great Divide e agora fundou a sua cervejaria Banded Oak especializada em cervejas maturada em barricas. Quando a cervejaria Providência me convidou para criar a High Gravity Series, uma série de cervejas mais alcoólicas e raras, não hesitei em convidar o nosso amigo Chris Kirk a vir ao Brasil, mais precisamente a Cascavel e me ajudar nesse projeto! Trabalhando e cuidando de todo o projeto das Wood Aged Series da Cervejaria Bodebrown, e responsável por introduzir as primeiras barricas na Bodebrown e preparar as primeiras experiências em cervejas maturadas com madeira em meados de 2009, pude contribuir com a minha expertise para nascer esse grande projeto. Surgia assim uma sinergia na busca de novos aromas e sabores. Assim criamos a Double Stout Espresso Oak, uma cerveja que procuramos obter notas de frutas secas, café, toffee, caramelo e baunilha proveniente da madeira. Uma cerveja colaborativa entre dois países das Américas. Ficamos muito felizes com o resultado e esperamos que os clientes Wbeer possam também ter essa experiência incrível de degustar essa cerveja feita a seis mãos. A cervejaria Providência tem uma excelente estrutura e a família que lá trabalha são pessoas muito especiais para mim, e Cascavel é a minha segunda cidade!"

Rodrigo Chervinski, do marketing da cervejaria Providência, observa:

"A ideia de fazer essa linha da High Gravity Series surgiu pouco antes de o inverno chegar em nossa região. Para nos ajudar no desenvolvimento, precisávamos de alguém com mais experiência em barricas de madeira e envelhecimento de cervejas. No primeiro pensamento já nos veio o nome do Paulo Cavalcanti, que aceitou prontamente o convite e ainda deu a sugestão de trazer o americano Chris Kirk. Sugestão bem aceita. Depois do nossos mestres-cervejeiros Ernani Mahl e Celeste Lazzari trocarem algumas palavras com Paulo e Chris nasceu a Double Stout Espresso Oak e também a Double Stout Oak Aged. Essa cerveja acabou por se tornar mais um de nossos "xodós". Esperamos que os degustadores dessas cervejas curtam da mesma maneira que curtirmos fazê-la. Essa cerveja é indicada para guarda e quem sabe surja uma versão 2017, o que acham?"