Petra lança cerveja Porter no Mondial de La Bière

Receita foi desenvolvida pelos mestres-cervejeiros da marca especialmente para o festival

A harmonização sugerida para a Petra Porter inclui algumas sobremesas (confira no texto). Foto: Divulgação

A harmonização sugerida para a Petra Porter inclui algumas sobremesas (confira no texto). Foto: Divulgação

Exclusivamente para o Mondial de La Bière, que se realiza de 12 a 16 de outubro no Rio, os mestres-cervejeiros da Petra desenvolveram uma cerveja Porter. O novo rótulo disputa o MBeer Contest ao lado de outros três da Petra: Kellerbier, Weizenbock e Red Larger. (Em 2015, a Petra Starkbier foi a terceira colocada no voto popular)

Com forte aroma de malte torrado e sutil dulçor (toffee), a Petra Porter combina o amargor de 40 IBU a notas aromáticas de frutas secas, como ameixa e uva passa, que remete a lembrança de "vinho do porto", com teor alcoólico de 7,6%. Harmoniza com ostras, presunto cru, frango assado, pato, peru, lombo de porco, rosbife, bife de carne bovina e queijos: brie, camembert, minas, gorgonzola e parmesão. Quem prefere doces pode saborear a cerveja com as sobremesas: apfelstrudel, cheesecake, brownie, crème brulèe e tiramisu.

A linha Petra

Petra Porter – Forte aroma de malte torrado e sutil dulçor (toffee) combinados ao seu teor alcoólico, corpo e notas aromáticas de frutas secas, como ameixa e uva passa, remete a lembrança “vinho do porto".

Petra Double Red Lager – Chope forte, de coloração avermelhada, baixa fermentação e dupla potência de sabor, com forte percepção de lúpulo. Produzida com a utilização dry hopping (segunda dosagem de lúpulo aromático) e alto teor alcoólico (8,1%).

Petra Kellerbier - Chope turvo (não filtrado), de baixa fermentação, que apresenta coloração âmbar, de sabor mais intenso, destacando para o lúpulo. Produzida com a utilização de dry hopping (segunda dosagem de lúpulo aromático), com teor alcoólico de 6%.

Petra Starkbier – Chope de baixa fermentação, que apresenta coloração ouro envelhecido, de aroma e sabor levemente frutado, com presença de notas de malte (puro malte); encorpada, o que equilibra perfeitamente com seu alto teor alcoólico (8,2%).

Petra Weizenbock – Chope com características somadas de uma Weiss (trigo) e bock, com coloração acastanhada. No aroma e sabor, apresenta as características tradicionais de uma Weiss, com toques frutados e especiarias e presença de malte com torra, que lhe dá características de caramelo, de uma bock.

Petra Weiss Bier – Chope com espuma cremosa e aparência turva devido a presença de leveduras em suspensão. Aroma e sabor característicos de uma cerveja à base de trigo, destacando notas frutais e especiarias, lembrando banana e cravo. No paladar, corpo leve, suave acidez e muita refrescância. Baixo armagor, com teor alcoólico de 5,2%.