Perro Libre lança cerveja com pó de lupulina e extrato de lúpulo

A Powder & Resinate Double IPA DDH tem lançamento nacional em 4 de agosto

Os destaques da receita da Powder & Resinate Double IPA é a utilização de lúpulo em pó e em extrato (Fotos: Divulgação)

Os destaques da receita da Powder & Resinate Double IPA é a utilização de lúpulo em pó e em extrato (Fotos: Divulgação)

Cervejaria cigana inquieta, a Perro Libre lança uma cerveja que utiliza duas tecnologias especiais no processamento do lúpulo, o insumo que dá aroma e amargor à cerveja. Trata-se de pó de lupulina e extrato de lúpulo, ambos lançamentos da empresa americana Yakima Chief - Hopunion (YCH HOPS), uma das principais fornecedoras de lúpulos americanos. A cerveja se chama Powder & Resinate Double IPA DDH. O lançamento nacional ocorre em 4 de agosto, sexta-feira, em diversos parceiros no país, tanto em barris como garrafas de 500ml. Para quem é de Porto Alegre, há um pré-lançamento no dia 29 de julho (sábado), no Perro Libre Tap Room. (Para conferir mais opções de eventos, com agenda atualizada, consulte o roteiro da Beer Art)

O pó de lupulina (Lupulin Powder) contém resinas e óleos aromáticos que proporcionam um intenso sabor e aroma do lúpulo, com a mínima adstringência e sem aquele sabor "vegetal". Apresenta duas vezes mais material resinoso do que o lúpulo em flor ou pellet, por isso deve ser usado com cautela e conhecimento. Nesta receita, a Perro Libre usou pó de Mosaic e Simcoe, variedades americanas.

Já o extrato de lúpulo (Resinate CO2 Hop Extract) contém alfa e beta ácidos e óleos essenciais na forma líquida, extraídos através de CO2, que proporcionam amargor e aroma mais limpos e estabilidade da espuma. Este extrato é a resina mais pura do lúpulo. Aqui a Perro Libre utilizou extrato de Simcoe.

Além destas novas tecnologias, foi utilizado o lúpulo Citra na forma de pellets para o Dry Hopping, reforçando o caráter frutado da cerveja. A propósito, foram feitos dois Dry Hoppings na cerveja, com pellets e powder (Mosaic, Simcoe e Citra).

É uma cerveja com aroma, sabor e corpo em sintonia. Turva, frutada, juicy, não filtrada, não pasteurizada. Confira a ficha:

Powder & Resinate Double IPA DDH

  • Teor alcoólico: 8%
  • Amargor: 65 IBUs
  • Maltes: Maris Otter, Aveia e Trigo
  • Levedura: Dry English Ale
  • Powder: Mosaic e Simcoe
  • Resinate: Simcoe
  • Pellet: Citra

Serviço

  • O quê: lançamento da Powder & Resinate Double IPA DDH
  • Quando: lançamento nacional em 4 de agosto e pré-lançamento em 29 de julho
  • Onde e como: para encontrar o bar mais próximo, no lançamento nacional, acesse este link e, para o pré-lançamento em Porto Alegre, vá ao Perro Libre Taproom (Praça Maurício Cardoso 71 - Galeria Casa Prado - Moinhos de Vento) em 29 de julho (mais informações neste link)