Bares

O Pátio Biergarten se instala no sul da ilha de Florianópolis

Local é inspirado nos "jardins da cerveja" comuns na Alemanha

Deck com 70 metros quadrados faz parte da estrutura do bar, na Rua Pequeno Príncipe, 1650, Loja 4, Quartier Campeche (Foto: Divulgação)

Deck com 70 metros quadrados faz parte da estrutura do bar, na Rua Pequeno Príncipe, 1650, Loja 4, Quartier Campeche (Foto: Divulgação)

Com arquitetura inspirada nos jardins da cerveja alemães, O Pátio Biergarten, no sul da ilha de Florianópolis, é inaugurado no dia 27 de dezembro, para convidados, e dia 28 para o público em geral. Como os clássicos biergartens, o local foi decorado para reproduzir um ambiente externo com uma área de 210m2, mais um deck com 70m2 para o público aproveitar melhor os momentos de uma boa cerveja. Schornstein, Bodebrown, Bruxa e Unika de Rancho Queimado, Bierbaum, Tupiniquim e Coruja serão alguns dos rótulos oferecidos no espaço.

A ideia é levar para a região uma experiência de degustação diferenciada, difundir a cultura cervejeira e propiciar um ambiente que faça com que o cliente lembre do local e das pessoas com quem compartilhou seus bons momentos. O Pátio Biergartem assimila também a descontração e o espírito democrático dos espaços de rua alemães.

As sócias, Camila e Marina Portasio, se esmeraram em criar um lugar que mistura referências rústicas com fabris na decoração, mais o contraste do verde na área interna e externa, e iluminação num contexto que remete a um quintal.

“A escolha do nome está diretamente ligada ao apelo que têm os biergartens bávaros. Um espaço externo, entremeado de plantas, um pátio, um quintal”, explica Camila Portasio.

Um dos detalhes em destaque são as torneiras das cervejas saindo da parede usando uma câmara fria a qual mantém a temperatura do produto estável em níveis ideais para uma artesanal. Além da estrutura do ambiente, as sócias apresentarão novos paradigmas da culinária alemã e do serviço de cerveja na torneira, propiciando mais do que uma simples diversão, uma verdadeira imersão ao universo cervejeiro.

No menu gastronômico, os acompanhamentos certos para dar mais sabor à harmonização de pratos, a base será a cozinha alemã com ênfase para os petiscos, e um prato do dia. Além disso, no Pátio Biergarten os clientes poderão degustar ingredientes locais e sazonais em receitas que tangenciam a cozinha alemã, mas que dialogam com os costumes brasileiros, principalmente da região Sul.

Um menu de drinks, sobremesas e pães que utilizam a cerveja na receita, fugindo um pouco dos clássicos, também estará disponível. Para a orientação da equipe, a casa conta com o sommelier de cerveja e cachaça Elvis Campello, professor do Senac São Paulo, com passagens por casas como o Restaurante Mocotó e o AMP Galaxy, ambos em São Paulo.


Serviço

  • O quê: inauguração de "O Pátio Biergarten"
  • Quando: 27 de dezembro, às 17h, para convidados, e dia 28 para o público em geral (durante a alta temporada, o bar abrirá de segunda a segunda a partir das 17h)
  • Onde: Rua Pequeno Príncipe, 1650, Loja 4, Quartier Campeche, Florianópolis

O Pátio Biergarten em imagens antes da inauguração