Movimento Cervejeiro faz primeira atividade em São Paulo

O projeto realizará cursos e eventos em locais espalhados pela capital paulista

O curso que inaugura o Movimento Cervejeiro se realiza em 22 de abril no São Paulo Tap House (Foto: Divulgação)

O curso que inaugura o Movimento Cervejeiro se realiza em 22 de abril no São Paulo Tap House (Foto: Divulgação)

O projeto Movimento Cervejeiro chega ao mercado paulistano em 22 de abril de 2017, com um curso de produção de cervejas artesanais no bar São Paulo Tap House. O propósito do projeto é "a popularização do universo da cerveja artesanal" por meio de eventos e cursos realizados em locais espalhados pela cidade. O idealizador é Eduardo Eloi, cervejeiro caseiro desde 2012, ex-diretor de eventos da ACervA Paulista, produtor da cerveja Guerrilha! e hoje sócio do São Paulo Tap House.

A ideia do projeto partiu da identificação da necessidade de cursos e eventos que atingissem a um público mais amplo na cidade, que Eduardo considerava não atendido pelo mercado por questão de preço, localização ou perfil dos produtos fornecidos:

“Depois de alguns anos de experiência no mercado como consumidor, cervejeiro caseiro, militante de associações de cervejeiros e agora participando da gestão de um bar, vi que o mercado carece de eventos de qualidade de pequeno porte, sejam cursos, pequenos festivais ou simples demonstrações para o público leigo, que possam ser levados a diferentes regiões da cidade com baixo custo e que atendam a locais com perfis distintos, como bares ou empresas.”

O primeiro foco de atuação do Movimento Cervejeiro é a realização de cursos e eventos em parceria com bares e empórios. Dessa forma, o projeto pretende fornecer uma solução de conteúdo para parceiros que não querem ou não possuem expertise para o manejo de eventos dessa natureza. Outro foco de atuação serão os eventos corporativos, que podem variar desde a produção de uma cerveja na empresa, até uma aula sobre estilos de cerveja, um mini festival ou simplesmente um happy hour regado a boas cervejas com um cervejeiro convidado.

Para “botar na rua” o projeto, Eduardo convidou seu amigo e também cervejeiro Igor Puorro. Formado pelo Brewlab (Sunderland, Inglaterra), juiz certificado pelo BJCP (Beer Judge Certification Program) com experiência em concursos de cerveja no Brasil e no Exterior, Igor presta consultoria para microcervejarias. Foi também presidente da ACervA Paulista e ganhou o prêmio “Panela de Ouro” no festival Nacional das ACervAs em 2016.

“Nossa ideia é desenvolver conteúdo de qualidade e popularizar o acesso, sempre divulgando a cerveja de uma forma divertida. Uma das coisas principais é que queremos trazer para o Movimento outros cervejeiros e pessoas com conhecimento e outras áreas ligadas à cerveja, que gostem de ensinar, e levar essa galera para onde existir demanda por conteúdo.”

A marca Movimento Cervejeiro foi co-realizadora do Festival Trespraum, evento de rua realizado no bairro da Santa Cecília em São Paulo em dezembro de 2016, que contou com bandas, artistas de rua e uma feira de cervejas artesanais promovida pelo Movimento, que terá também como foco de atuação a realização de feiras e festivais.

“Não queremos apenas promover eventos, queremos conectar as pessoas, levar essa 'onda' cervejeira ao público de toda a cidade. Eu vejo a cerveja como expressão de diversão, conhecimento e cultura, e acho que muita gente vai se identificar com o projeto. Estamos abertos a colaboradores e parceiros” finaliza Eduardo.


Serviço

  • O quê: Curso Básico de Produção de Cervejas
  • Quando: sábado, 22 de abril, das 9h30min às 18h (inclui um módulo sobre engarrafamento e escolas cervejeiras, em data a ser divulgada aos participantes)
  • Onde: Bar São Paulo Tap House - Rua Girassol, 340, Vila Madalena, São Paulo (SP)
  • Quanto: R$ 250, com direito a apostila, refeição e um chope no dia do curso, além de duas garrafas da cerveja produzida
  • Como: inscrições: diretamente no São Paulo Tap House ou pelo site movimentocervejeiro.com