MicrocervaBrasil, uma plataforma de venda online para microcervejarias

Plataforma online de negócios funciona no endereço microcervabrasil.com.br (Foto: Reprodução/site)

Plataforma online de negócios funciona no endereço microcervabrasil.com.br (Foto: Reprodução/site)

Cervejarias vendem seus produtos via ferramenta de e-commerce compartilhada

Um marketplace (plataforma de negócios) para microcervejarias brasileiras. Esse é o propósito da MicrocervaBrasil, plataforma criada pelo empreendedor Roberto Belloti, de Niterói (RJ). É uma ferramenta de e-commerce com a qual as próprias cervejarias artesanais vendem seus produtos para os consumidores finais, tanto pessoas físicas quanto jurídicas (bares e distribuidoras que revendem os produtos).

 
 

Lançada em novembro de 2015, a ferramenta tem como cinco primeiros estados cadastrados São Paulo, Rio, Minas, Paraná e Goiás e prepara a expansão para o restante do país. Belloti destaca:

"Na MicrocervaBrasil toda microcervejaria tem o seu próprio espaço para anunciar e vender os seus produtos diretamente ao consumidor, com a vantagem de poder acessar o relatório de suas vendas, visualizar os seus pedidos, exportar a lista de seus produtos e pedidos para Excell (Windows) e Numbers (Mac), e muito mais."

Em paralelo, a MicrocervaBrasil também oferece espaços para que fornecedores de equipamentos e insumos para a produção de cerveja artesanal possam anunciar e vender os seus produtos tanto para as microcervejarias quanto para os cervejeiros caseiros.

Como funciona

1) Para poderem vender na MicrocervaBrasil, as microcervejarias devem ter CNPJ e suas cervejas devem estar devidamente registradas no MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

2) Após o cadastro no site, cada microcervejaria tem o seu próprio painel de controle — o Painel do Vendedor. Por meio dele, a cervejaria pode adicionar e editar os seus produtos anunciados no site, acompanhar os pedidos e acessar o relatório de vendas.

3) As microcervejarias cadastradas no site ficam catalogadas pelo seu estado de origem, como forma de facilitar a pesquisa.

4) As cervejas ficam catalogadas de acordo com o Guia de Estilos 2015 do Beer Judge Certification Program (BJCP).

5) A MicrocervaBrasil também oferece a parte de logística para as vendas, da coleta à entrega dos pedidos, e embalagens para o transporte, como caixas de papelão, que poderão ser adquiridas no próprio site pelas microcervejarias.

Para visitar o site e saber mais sobre a ferramenta, o endereço é microcervabrasil.com.br