Alunos do ICB fazem o Masterbrew em cervejarias da Rota Cervejeira RJ

Brassagens ocorrem nas cervejarias Ranz, Born2Brew, Pontal e Odin

 Masterbrew é um avançado do Instituto da Cerveja Brasil (Foto: Divulgação)

Masterbrew é um avançado do Instituto da Cerveja Brasil (Foto: Divulgação)

Quatro cervejarias da Rota Cervejaria RJ foram escolhidas para brassagens das turmas de Masterbrew do Instituto da Cerveja Brasil (ICB). As turmas colocaram a mão nos lúpulos e maltes nas cervejarias Ranz, Born2Brew, Pontal e Odin no primeiro final de semana de junho.

Essa foi a 6ª turma do ICB no Rio de Janeiro, e a primeira vez que o Masterbrew é realizado apenas em cervejarias integrantes da Rota Cervejeira RJ. A Ranz, por exemplo, está no roteiros de brassagens do ICB desde a primeira turma.

Gustavo Ranzato, da Ranz Bier, de Nova Friburgo, e novo presidente da Rota Cervejeira RJ, comenta:

"Ganhamos medalhas em duas, das cinco brassagens anteriores. Mas ter esta turma inteira brassando apenas em cervejarias da nossa Rota Cervejeira é motivo de orgulho."

Gil Lebre, coordenador do ICB no Rio de Janeiro, explica que os 30 alunos são do curso Avançado de Tecnologia Cervejeira. O curso, realizado em várias cidades do país, tem certificação internacional da Universidade de Weihenstephan.

“Dividimos essa turma em quatro grupos. Cada grupo fez uma cerveja dentro de uma cervejaria artesanal. Todos os detalhes dessa produção, desde a escolha e elaboração da receita, dos ingredientes, botar a mão na massa até o resultado final, que é a cerveja acabada, fazem parte do Master Brew, que é um projeto de conclusão de curso que os alunos têm que apresentar para conseguir a nossa certificação”, explicou Gil Lebre.

Na Ranz, os alunos do ICB brassaram uma Trapist single, na Born2Brew uma Tripel, na Pontal uma American Brown Ale e na Odin uma Munich Helles.