A Lager mais forte do mundo

Produzida uma só uma vez no ano, a Samichlaus Classic (14% de álcool) tem até capela própria

A cerveja, que entrou no livro dos recordes, é envelhecida por 10 meses antes de ser engarrafada (Foto: Divulgação)

Produzida uma única vez ao ano (sempre no dia 6 de dezembro – Dia de São Nicolaus), a Eggenberg Samichlaus Classic é a cerveja Lager mais forte do mundo (14% de teor alcoólico e 330ml). Esta cerveja tem aroma complexo, rico em castanha, uva passa, fumo e malte. É licorosa e seu paladar potente inicia adocicado e termina seco. Além disso, a cerveja é envelhecida por 10 meses antes de ser engarrafada, inclusive foi listada no livro dos recordes (Guinness Book). A Samichlaus é uma cerveja que continua maturando na garrafa e não tem prazo determinado de validade. Além disso, existe uma capela na cervejaria onde ocorre uma missa antes da cerveja ser exportada.

A responsável por trazer a marca para o Brasil é a importadora Bier & Wein.

Marcelo Stein, fundador da importadora, comenta:

“Assim que descobrimos a história dessa cerveja, foi inevitável não trazer ela para o nosso portfólio, já que se trata de uma bebida com uma história muito rica e que muitos não conhecem.”

Na hora de harmonizar, a cerveja combina queijos (camembert, cabra, creme brulee), pratos condimentados e sobremesa a base de frutas vermelhas e chocolate. O preço sugerido é de R$ 30. Para acessar o site da Bier & Wein, clique aqui.

São Nicolaus, o santo padroeiro da Rússia, Grécia e da Noruega, é considerado um dos santos mais conhecidos da cristandade. É aceito que São Nicolaus seja proveniente de Patara, na Ásia Menor (Turquia), onde teria nascido na segunda metade do século III, e falecido no dia 6 de dezembro de 350.