Junglebier Samba & Blues encerra Festival Inverno em Macacos

Festa no dia 28 de julho reúne cerveja, gastronomia e música, entre outras atrações

 Festival chega à sexta edição (Foto: Divulgação)

Festival chega à sexta edição (Foto: Divulgação)

Samba e Blues ditam a 6ª edição do Festival de Cervejas Artesanais de Macacos – Junglebier. Depois de uma rápida incursão em Nova Lima (Jungle na Copa) para ver a estreia da seleção brasileira, o festival volta ao seu local de direito: o Bar do Marcinho. E a festa comemora o encerramento do Festival Inverno em Macacos, circuito gastronômico e cultural da região entre 19 e 29 de julho.

O festival conta com as melhores cervejas artesanais, vinhos e espumantes, harmonizações guiadas, cultura cervejeira e grandes nomes da música mineira. As atrações musicais desta edição são os grupos Copo Lagoinha, Lady Hop and The Barleys e a cantora Luana Fogaça. Marginalizados, de raízes negras e religiosas, o Blues e o Samba foram propulsores do Rock'n Roll, da Bossa Nova e de praticamente toda a cultura musical popular dos dois países. Cartola, Noel Rosa, Robert Johnson, Muddy Water, Elmore James e muitos outros nomes serão reverenciados e apreciados neste dia.

O samba de raiz do Copo Lagoinha é mais que conhecido no cenário mineiro e também em todo o país com um incrível repertório que perpassa os grandes clássicos do samba, desde Cartola e Noel aos grandes sucessos das escolas de samba cariocas. O trio formado por Carol Jacques, Fred Jamaica e Leo Lachini executa em formato acústico versões etílicas de clássicos do Blues, Jazz, Soul e Pop com um repertório inusitado, que vai de Ella Fitzgerald a Anitta. Já a cantora Luana Fogaça é nova na cena cultural de BH, mas veterana em se tratando de Junglebier e vai mostrar o melhor do blues com sua voz poderosa e marcante.

Entre as cervejarias participantes nesta nova edição já estão confirmadas as presenças da Bäcker, Wäls, Capa Preta e Astúcia, com estilos de cervejas para todos os gostos, para apresentar seus rótulos e sabores. Para acompanhá-las, o público contará com todo o cardápio do Marcinho e dos outros 12 restaurantes da região que participam do circuito gastronômico e cultural “Festival Inverno em Macacos”, com opção de baixa e alta gastronomia para encantar todos os paladares.

O Jungle Burguer também está de volta. O chef Alex Castro fala da sustentabilidade de sua criação para quem ainda não teve o prazer de experimentar:

“Usamos um pão australiano, que leva cacau na massa, deixando-o com cor de terra. A couve, nós buscamos nas hortas de pessoas aqui de Macacos, (até a do próprio Marcinho) e escolhemos assim todos os ingredientes vindos da própria comunidade.”

O Junglebier se tornou um grande festival de cervejas artesanais com conceitos sustentáveis. É realizado uma vez por mês no tradicional Bar do Marcinho, das 12h às 22h, sempre aos primeiros sábados de cada mês.

No espaço Beer Geek, os visitantes podem aprender mais sobre o universo cervejeiro, conhecer receitas exclusivas e acompanhar brassagens ao vivo. Nesta edição, as cervejas disponíveis são as do Koala San Brew, Protótipo, Petry Bräu e Cervejaria Dünn. O espaço é aberto ao público, mas a compra do ingresso Beer Geek dá direito a um copo exclusivo e também acesso a palestras sobre Harmonizações de Cervejas Especiais ministradas pelo sommelier de cervejas Heitor Silva, patrocinadas pela Düun, em uma sala exclusiva para grupos de até 20 pessoas, entre as 14h e as 18h.

Outra atração é o estande Wine Experience do Super Nosso. Os organizadores fecharam uma parceria com a rede de supermercados para que o público também possa curtir uma experiência única, com uma seleção especial de vinhos brancos, rosés e espumantes escolhida especialmente para o evento.

O Junglebier oferece um espaço kids sustentável onde as crianças podem brincar com argila, soltar pipas, participar de apresentações teatrais e de brincadeiras de quintal. Ele é administrado pela OCA Eventos Sustentáveis que disponibiliza professores qualificados no lugar de monitores.


Serviço

  • O quê: Festival de Cervejas Artesanais Junglebier - Edição Samba & Blues
  • Quando: 28 de julho (sábado), das 12h às 22h
  • Onde: Bar do Marcinho (Estrada do Engenho, s/n – Macacos)
  • Como: ingressos neste link - há disponibilidade de estacionamento para quem for de carro ou moto, mas o Junglebier oferece também serviço exclusivo de translado, que sai do MC Donald's da Savassi (mais informações no www.sympla.com.br/jungleride. Quem parar no estacionamento oficial terá serviço gratuito de van, levando do estacionamento para a porta do Bar do Marcinho. O valor do estacionamento é de R$ 20.