Hofbräuhaus BH abre as portas para visita à fábrica

Cervejaria na capital mineira segue os processos de produção de marca alemã

 Dunkel é uma das opções de linha da cervejaria na capital mineira (Foto: Divulgação)

Dunkel é uma das opções de linha da cervejaria na capital mineira (Foto: Divulgação)

Para mostrar seus processos produtivos e a tecnologia que seguem os princípios da marca alemã, a Hofbräuhaus BH abre as portas da fábrica para o público. A visitação inaugural ocorre em 21 de julho, das 11h às 12h, e as seguintes serão marcadas de acordo com as reservas, sempre aos sábados, no mesmo horário.

Durante o passeio, cada grupo com no máximo 20 pessoas conhecerá toda a estrutura da Hofbräuhaus, um pouco de sua história, seus equipamentos e de como são produzidos os quatro estilos de cervejas disponíveis em seu cardápio: três fixos e um sazonal, que muda a cada mês. Toda a visita é guiada por um beer sommelier, para apresentar, explicar e tirar possíveis dúvidas do público. O passeio dura em média uma hora e inclui degustação das cervejas.

A Hofbräuhaus BH se enquadra no modelo BrewPub, em que a fábrica é ligada ao restaurante e as cervejas servidas são “frescas”, saídas diretamente dos tanques. Cada detalhe da casa, desde o projeto arquitetônico - desenvolvido pelo aclamado arquiteto Gustavo Penna - até a decoração, escolha dos móveis, lustres, equipamentos, mestre-cervejeiro, chef de cozinha, pratos e até as músicas passaram pelo crivo da matriz alemã da Hofbräuhaus para que os consumidores e clientes possam sentir sons, aromas e sabores "como se estivessem realmente lá".

Uma das peculiaridades do local é ter um restaurante dotado de um sistema de dosagem para servir as bebidas. É um sistema austríaco chamado Gruber, que porciona as bebidas e praticamente exclui desperdícios e erros ao servir cervejas, refrigerantes e também drinks. Durante o passeio, os visitantes aprendem a tirar suas próprias cervejas no Gruber.

A fábrica é conectada ao restaurante, e há uma coluna ligada aos tanques e as cervejas saem diretamente deles, no estilo e quantidade pedidas, incluindo o colarinho. Isso elimina os desperdícios, tão comuns em outros bares e restaurantes em que a perda é calculada entre 20 e 25% além do cliente ter a certeza absoluta que está realmente consumindo o que pagou.

Em Belo Horizonte, são produzidas três cervejas em larga escala: uma Lager clara, do estilo Munich Helles; uma de trigo, do estilo Weissbier, e também uma escura, do estilo Dunkel. Além dessas, são fabricadas 12 sazonais (uma por mês) em menor litragem. Os ingredientes são 100% importados e a água passa por um processo de beneficiamento para que se iguale a água utilizada na fábrica de Munique. O objetivo é que que a cerveja produzida no Brasil seja idêntica à produzida na Alemanha, apesar da distância. A HB BH tem capacidade de produzir 30 mil litros por mês.


Serviço

  • O quê: visitação à fábrica da Hofbräuhaus Belo Horizonte
  • Quando: visita inaugural em 21 de julho (sábado), das 11h às 12h
  • Onde: Avenida do Contorno, 7613 - Lourdes, Belo Horizonte/MG
  • Como: reservas pelo e-mail contato@hofbraubh.com.br