Indústria Cervejeira

Heineken confirma fechamento de fábrica em Gravataí

Desativação da unidade causa 182 demissões e concentra produção em Ponta Grossa/PR

Heineken Brasil domina um quinto do mercado nacional (Foto: Divulgação)

Heineken Brasil domina um quinto do mercado nacional (Foto: Divulgação)

Empresa que detém um quinto da indústria da cerveja no país, a Heineken Brasil confirmou nesta quinta-feira, 1º de junho, o fechamento da fábrica de Gravataí (RS). O fim da operação na cidade vizinha a Porto Alegre causará demissão de 145 empregados diretos e 37 terceirizados. Oito serão transferidos. A atividade que ali hoje é realizada será concentrada em Ponta Grossa (PR). A empresa divulgou a seguinte nota a respeito do fechamento da unidade:

"A HEINEKEN Brasil comunica que, a partir de hoje, 1º de junho, encerrará as atividades da Cervejaria de Gravataí/RS. A decisão foi tomada com base nos constantes estudos de viabilidade do negócio e na necessidade de levar a operação da companhia a outro patamar de excelência, mantendo sua sustentabilidade econômica. Além disso, com a nova configuração, devido à integração com as operações da Brasil Kirin, a HEINEKEN passa a contar com uma malha fabril muito mais completa no país, passando de 5 para 16, incluindo uma localizada no próprio estado do RS, na cidade de Igrejinha."

"É importante ressaltar que a companhia continuará produzindo o seu portfólio nacional por meio de suas demais Cervejarias espalhadas pelo território brasileiro e, nesse primeiro momento, a unidade de Ponta Grossa (PR) passará a abastecer as regiões atendidas pela Gravataí/RS. Dessa forma, dentro da estratégia de negócio de longo prazo, a empresa tem focado seus investimentos em outras iniciativas que reforçam a presença da HEINEKEN Brasil no país, atendendo as demandas de mercado. É importante ressaltar que, com o encerramento das atividades de Gravataí/RS, a HEINEKEN Brasil vem buscando melhores sinergias dentro da companhia, com foco na otimização de seus recursos."

"A companhia negociou com o Sindicato da categoria um pacote adicional de benefícios a ser concedido aos empregados que deixarão a empresa em razão do fechamento. Entre outras coisas, a HEINEKEN Brasil oferecerá apoio para a recolocação profissional por meio da contratação de empresa especializada."

"A previsão é que, até o mês de dezembro/17, todas as atividades da unidade de Gravataí/RS estejam encerradas e o processo de transferência totalmente concluído."