Festas

Oktoberfest em fotos que comparam Blumenau e Munique

Exposição do fotógrafo Kako Waldrich está aberta de 13 a 26 de outubro, no Shopping Neumarkt

Exposição traz imagens com ângulos inusitados, como esta do local da festa catarinense (Vila Germânica) visto de cima (Foto: Divulgação)

Exposição traz imagens com ângulos inusitados, como esta do local da festa catarinense (Vila Germânica) visto de cima (Foto: Divulgação)

A história da Oktoberfest, maior festa alemã das Américas, que neste ano deve levar 500 mil pessoas para a cidade de Blumenau (SC), será resgatada em uma exposição do fotógrafo Kako Waldrich. Aberta ao público, a mostra ocorre de 13 a 26 de outubro, no Shopping Neumarkt, em Blumenau (SC). “Oktoberfest, um novo olhar” conta com 20 fotos escolhidas para mostrar os diferentes olhares que Kako tem das duas maiores festas alemãs do mundo (a de Blumenau e a de Munique). A exposição também tem um cunho social. Conforme os organizadores, todo o dinheiro arrecadado com a venda das fotos será doado para Casa São Simeão ao final da exposição. (Para conferir mais opções de eventos, com agenda atualizada, consulte o roteiro da Beer Art)

O fotógrafo comenta:

“As fotos mostram a história e a nobreza da cultura dos povos do Brasil e Alemanha, que têm riqueza em detalhes, alegria e profissionalismo para sempre melhorar a forma de atrair milhares de pessoas, cada vez mais felizes para suas cidades, e fomentar, assim, o comércio e turismo de sua região.”

Com recursos de tecnologia, Kako Waldrich mostrará ângulos inusitados, utilizando a técnica de fotos aéreas com drone. Outro destaque da exposição será a interatividade com o público por meio do uso de video mapping ou mapeamento de vídeo, que permite a reconstrução de espaços e recentemente foi utilizado na Olimpíada do Rio.

Kako garante que será uma experiência única, tanto para quem mora na cidade, quanto para quem vem a passeio.

“Certamente, será um espetáculo à parte, onde Blumenau poderá apreciar durante o mês de outubro, as duas maiores festas alemãs do mundo por ângulos diferentes, inéditos e inusitados”, destaca.

O fotógrafo

Kako Waldrich, pseudônimo artístico de Carlos Augusto Waldrich, nasceu em Blumenau (SC), em 1974. Com 25 anos de trabalho com fotografias, vem de uma família que há 50 anos é pioneira no segmento cinematográfico em Santa Catarina.

Convidado a participar do Art Basel 2015, foi o único brasileiro na área de fotografia, sendo destaque e referência na categoria nascente artista. Ainda em 2015, teve sua foto premiada “Foto do Ano de SC”, com mais de 40.000 votos em todo Estado.

Na categoria Arte Fotográfica, estreou novo espaço em agosto deste ano, na Galeria Ceramic Arts, em Orlando (EUA), onde foi convidado a expor como único fotógrafo brasileiro, ao lado de mais cinco artistas, sendo considerado um dos melhores fotógrafos da atualidade, representando o Brasil.

Recentemente, ganhou também uma Moção de Louvor da Câmara de Vereadores de Blumenau, parabenizando pelos 25 anos de serviços prestados à cidade, e também, sendo considerado o artista e maior expoente que mais divulgou Blumenau no ano de 2015 para o mundo.

Com exposições marcadas para o ano de 2017 na Áustria, mostrando a riqueza cultural brasileira, Kako também foi convidado a fazer uma mostra fotográfica na China, que terá como nome “Kako Waldrich, do Ocidente ao Oriente”.