Fispal Food Service recebe mais de 50 mil visitantes

Um dos sucessos desta edição, o estreante espaço de Alimentos e Bebidas, volta em 2019

 Feiras Fispal são uma oportunidade de acompanhar tendências e conhecer inovações (Foto: Divulgação)

Feiras Fispal são uma oportunidade de acompanhar tendências e conhecer inovações (Foto: Divulgação)

Realizada entre 12 e 15 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo, a 34ª edição do complexo Fispal Food Service superou as expectativas dos organizadores. Durante quatro dias, o evento recebeu aproximadamente 52 mil pessoas de diferentes estados e países, que tiveram acesso a cerca de 1,5 mil marcas representadas pelos 473 expositores com soluções, lançamentos e inovações para restaurantes, pizzarias, lanchonetes, bares, lojistas, hotéis, distribuidores, indústria do sorvete, sorveterias, cafeteria profissional e demais estabelecimentos do mercado de food service.

Clélia Iwaki, diretora da Informa Exhibitions, destaca:

“Já estamos trabalhando nas novidades para 2019, edição que será mais especial, pois vamos comemorar os 35 anos de realização da Fispal. Ficamos muito felizes não só com o sucesso de público, mas também por colaborarmos com os negócios gerados pelos nossos expositores que já confirmaram, através de uma pesquisa prévia, o interesse na renovação de mais de 85% para o próximo ano.”

O expositor Alaor Pegoraro comprova o sucesso dos negócios realizados durante a Fispal Food Service 2018:

“A feira para nós foi um sucesso surpreendente. Mesmo com a crise do mercado, os visitantes compareceram e conseguimos fechar mais negócios do que esperávamos, além de divulgar a marca, estreitar relacionamentos e criar envergadura nessa área em que estamos disputando com grandes players de mercado.”

Um dos principais sucessos dessa edição e já confirmado para o próximo ano foi o espaço de Alimentos e Bebidas, que reuniu pequenas e médias empresas fornecedoras de produtos e ingredientes regionais, como alho negro, carnes gourmet, cebola frita, sobremesas individuais, queijos, vinhos, cafés e cervejas artesanais.

Para o expositor Luiz Carlos Massa, mestre queijeiro da Fazenda Santa Gostosura de Minas Gerais, da Serra Canastra, a primeira participação da empresa foi positiva:

“Estar no evento foi um sucesso e superou nossas expectativas. Tivemos a oportunidade não só de apresentar como também vender nossos produtos para os representantes desse importante segmento. Com certeza, estaremos presentes em todas as próximas edições.”

A Fispal Food Service se consolida também como plataforma de conteúdo. O Fórum Gestão a Mesa, realizado em parceria com a Abrasel, reuniu mais de 450 participantes para a atualização profissional. As palestras da Arena à La Carte mobilizaram grande parte dos participantes que tiveram acesso gratuito a uma grande variedade de temas, desde gestão do negócio até dicas para manuseio de ingredientes.

A Fispal Sorvetes, simultânea, contou com três atrações focadas no segmento. A Academia de Gelatos apresentou conteúdos sobre métodos de produção, receitas, saudabilidade e decoração para gelateria gourmet. Já a Escola de Gelados contou com palestras e demonstrações de tendências em sabores e formatos dos diversos tipos de gelados para levar novas oportunidades para as indústrias. O II CLASH - Congresso Latino Americano de Sorvetes Helados, uma iniciativa da Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS) e da Informa Exhibitions, discutiu os principais desafios e estratégias desse mercado.

O evento contou ainda com a estreia do Gelato Festival, tradicional competição europeia que selecionou Bruno Floriano de São Paulo que apresentou um gelato feito com ricota fresca, mel orgânico, alecrim e pinolis e Andréa Bellucci, com um sabor que evidencia o caju e o caramelo flor de sal. Os dois irão concorrer ao prêmio de “Melhor Gelato Artesanal do Mundo” na final mundial em 2021.

O último dia do evento também revelou a pizza do Igor Venicius Candido, da pizzaria temática Cara de Mau, de Gramado, Rio Grande do Sul, como a melhor do Brasil, na Copa Brasileira de Pizzaria. A Fispal Food Service recebeu a competição idealizada pelo Sr. Pizza, Ronaldo Ayres, com o tema “Sabores Regionais Brasileiros”, que foi realizada em parceria com o CTP – Centro Tecnológico de Desenvolvimento de Pizzas e Massas no Brasil LTDA.

A SVB, Sociedade Vegetariana Brasileira, também marcou presença com o espaço Opção Vegana. O objetivo da atração é ajudar, gratuitamente, empresas do segmento de food service a implantarem e/ou ampliarem pratos sem produtos de origem animal em seu cardápio.

Outro sucesso de público foi o Inspira Café, realizado pela Flavors, que contou com palestras, degustações e mesas redondas em um espaço voltado ao público geral, gestores e empreendedores de cafeterias e profissionais do ramo.

O Desafio SEBRAE Like a Chef selecionou, através de uma competição em que participaram 19 startups de todo país, três soluções inovadoras para o setor de alimentação fora do lar. Os vencedores foram Menew – aplicativo que permite a operação completa do restaurante em um único dispositivo móvel, Menyoo - plataforma de cardápio digital e Almoço Grátis - que oferece uma refeição gratuita em troca da opinião real do consumidor.