Festival Fartura leva a Porto Alegre mais de 60 atrações

Evento que percorre o país reúne chefs e produtores de todas as regiões

 Festival Fartura tem edições em diferentes cidades (na imagem, BH - Foto: Nereu JR/Divulgação)

Festival Fartura tem edições em diferentes cidades (na imagem, BH - Foto: Nereu JR/Divulgação)

A Plataforma Fartura – Comidas do Brasil dá início a sua viagem com os festivais gastronômicos em 2018 pelo sul do país, com o Festival Fartura – Comidas do Brasil Porto Alegre, nos dias 5 e 6 de maio, no Shopping Boulevard Laçador. Participam do evento mais de 60 atrações gastronômicas de 12 estados brasileiros e mais de 15 apresentações culturais. Os visitantes terão a oportunidade de experimentar pratos, aprender com aulas teóricas e interativas, participar de cozinhas ao vivo e levar produtos e ingredientes para casa.

Entre os convidados já confirmados, chefs e personalidades gastronômicas de todas as regiões do Brasil. No Sul, Natalia Tussi (RS), Antonio Costaguta (RS), Carla Tellini (RS), Marcelo Schambeck (RS) Rafael Jacobi (RS), Carlos Kristensen (RS), Ilse Machry (RS), Márcio Ávila (RS), Marcelo Gonçalves (RS), Xavier Gamez (RS), Gabriel Rossi (RS), Altemir Pessali (RS), Leo Magni (RS), Liliane Pappen (RS), Orlando Kramer (RS) e Roseni Jonker (PR). Do Sudeste, Lucas Corazza (SP), Michelle Tameirão (SP), Néli Pereira (SP), José Barattino (SP), Jaime Solares (MG), Raquel Munhoz (MG), Pablo Oazen (MG), Rafael Pires (MG), Silvana Watel (MG), Rafael Tocchetto (MG) e Nanda Carneiro (RJ); na região Centro-Oeste, Márcia Pinchemel (GO), Paulo Machado (MS), Eduardo Reis (MS) e Thiago Paraíso (DF); do Nordeste, Timóteo Domingos (SE), Ivan Prado (CE) e Roberto Freitas (RN); e do Norte, Eliana Ferreira (PA).

O evento conta com os seguintes espaços gastronômicos:

  • Espaço Chefs e Restaurantes e Petiscos, Lanches e Doces: onde o público poderá experimentar pratos e aperitivos de renomados chefs e estabelecimentos de todo o país.

  • Espaço Interativo: é para quem, além da teoria, também quer a aula prática, colocando a mão na massa e cozinhando junto aos chefs.

  • Espaço Conhecimento: onde profissionais da gastronomia fazem palestras sobre cases de sucesso, pratos, receitas e produtos de várias regiões do país. E todo mundo experimenta.

  • Cozinha ao Vivo, área destinada à demonstração ao vivo do passo a passo de produção, preparo e venda de receitas diferenciadas dos chefs convidados. É um show a parte!

  • Produtos e Produtores: apresenta ingredientes e produtos pesquisados durante a Expedição Fartura.

A Plataforma Fartura – Comidas do Brasil percorre todo o país pesquisando a origem dos ingredientes e seu caminho até a mesa por meio da Expedição Fartura, que já visitou os 26 estados brasileiros e Distrito Federal. Todo o conhecimento adquirido é transformado em conteúdo e disponibilizado no site e redes sociais (Facebook e Instagram), vídeos, livros, programas de rádio e em projetos customizados. A Plataforma Fartura - Comidas do Brasil recebeu o prêmio de Inovação em Turismo, do Second Runner-up - United Nation World Tourism Organization.

Os Festivais Fartura, principal produto da plataforma, levam esse conteúdo pesquisado ao público em forma de experiência. Este ano acontecem do Sul ao Norte, em todas as regiões do Brasil. Além de Porto Alegre, os eventos acontecem também em Brasília (9 e 10 de junho); São Paulo (4 e 5 de agosto); Tiradentes (24 de agosto a 2 de setembro), Belo Horizonte – nas versões tradicional (22 e 23 de setembro) e Kids (29 e 30 de setembro); Fortaleza (10 e 11 de novembro) e Belém (janeiro/19). A plataforma também expandiu suas fronteiras e foi atrás de suas origens, em Portugal. Em outubro, ocorre a segunda edição do Festival Fartura – Comidas do Brasil Lisboa.

Os números do Festival Fartura

Os festivais levam o conteúdo da Plataforma ao público, em forma de experiência. Alguns resultados:

  • Mais de 185 toneladas de alimentos servidos (2016 e 2017).
  • Mais de 10 toneladas de insumos coletados para reciclagem somente em Tiradentes/2017.
  • Mais de 4 mil atividades gastronômicas (1998-2017).
  • Mais de 4 mil profissionais da gastronomia (1998-2017).
  • Mais de 1.000 apresentações culturais (1998-2017).
  • Mais de 700 mil pessoas (1998-2017).

Livros

Cada estado visitado pela Expedição Fartura tem um personagem que a gente não esquece. São produtores, chefs, mercados e receitas que têm aquele tempero a mais. Tudo isso é registrado e lançado em livros premiados nacional e internacionalmente. As publicações já ganharam prêmios como o Jabuti e por duas vezes o Gourmand World Cookbook – principal premiação gastronômica do mundo. As viagens resultaram em 5 livros até o momento.

Filmes

Cada edição da expedição gera vídeos com conteúdos que complementam os registros nos livros. Ao longo de quatro anos, o Fartura registrou inúmeras entrevistas em curta, média e longa metragens que são distribuídos em instituições educacionais, além de estarem disponíveis nas redes sociais. Inscreva-se em nosso canal no YouTube. Um deles recebeu o 1º lugar na 1ª Mostra de Ensaios de Sabores Audiovisuais – MESA, como melhor obra de até 30’.

Programa de rádio

Programas com as descobertas e dicas gastronômicas da curadora Luiza Fecarotta, obtidas durante as Expedições. Rádio CDL FM, 102,9, em Belo Horizonte, de segunda a sexta-feira, três vezes ao dia.

Site e Redes Sociais

O portal Fartura – Comidas do Brasil tem como missão reunir o conteúdo coletado na Expedição e tornar acessível o compartilhamento desse material. No site, assim como nas redes sociais como Facebook e Instagram, encontram-se receitas, vídeos, informações dos festivais, curiosidades gastronômicas e até contato dos produtores.

Conteúdos e viagens customizados

A partir do conhecimento adquirido pela Plataforma, são construídos produtos específicos para empresas dos setores de alimentação, aviação, turismo, entre outros. Os conteúdos são desenvolvidos entendendo a estratégia de marca de cada cliente. Tanta informação compartilhada também possibilitou que a Fartura criasse viagens customizadas. A primeira edição acontece em Porto Alegre, de 3 a 5 de maio, quando um grupo fechado participará de um roteiro gastronômico exclusivo e inesperado.


Serviço

  • O quê: Festival Fartura – Comidas do Brasil Porto Alegre
  • Quando: 5 e 6 de maio (sábado das 12h às 22h e domingo das 12h às 20h)
  • Onde: Shopping Boulevard Laçador
  • Como: ingressos à venda pelo site www.sympla.com.br/farturabrasil