Grande Florianópolis ganha novo festival cervejeiro

Festival da Cerveja de Rancho Queimado reúne mais de 20 rótulos da região

Evento na cidade de Rancho Queimado reúne quatro cervejarias artesanais da região metropolitana (Foto: Divulgação)

Evento na cidade de Rancho Queimado reúne quatro cervejarias artesanais da região metropolitana (Foto: Divulgação)

A primeira edição do Festival da Cerveja de Rancho Queimado reúne mais de 20 rótulos, de quatro cervejarias, em 27 de maio, na praça coberta Leonardo Sell. Estão confirmadas as marcas Faixa Preta, Cervejaria da Ilha, Unika e Weinmann. O evento terá praça de alimentação, apresentações culturais e música ao vivo, entre 11h e 23h. A promoção é da Associação dos Empreendedores de Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais da Região Metropolitana de Florianópolis (Ampe Metropolitana) e Associação de Microcervejarias da Região Metropolitana de Florianópolis (União Cervejeira), com apoio da Prefeitura e CDL de Rancho Queimado. (Para conferir mais opções de eventos, com agenda atualizada, consulte o roteiro da Beer Art)

A abertura do Festival será com a Banda Municipal de Rancho Queimado. Às 12h é a vez da Banda Jack & Ruy. Das 15h30min às 16h30min ocorrem apresentações de dança alemã, com três grupos de Rancho Queimado e um de Águas Mornas. Às 17h30min, o show é da banda Slud. Diego Fagundes e os alunos do acordeom tocam às 20h30min.

A Ampe Metropolitana criou no ano passado o Núcleo Cervejeiro, para realizar um trabalho dirigido a um segmento com expressivo crescimento no Brasil e em Santa Catarina. Ao lado da União Cervejeira, Fampesc e Sebrae, a entidade tem participado de diversos festivais, além de ser uma das criadoras do Caminho Cervejeiro, rota turística pelas microcervejarias da região.

Cada microcervejaria participante do Festival da Cerveja de Rancho Queimado possui suas receitas próprias. Com qualidade e inovação, produzem vários estilos de cerveja, para agradar a todos os gostos. Conheça um pouco mais de cada uma delas.

Faixa Preta - Localizada em Santo Amaro da Imperatriz, a Faixa Preta é uma cervejaria que lembra suas origens através do slogan “Beba essa Arte”. Com uma produção disciplinada como a arte marcial na qual se inspira, segue uma regra: produzir uma cerveja faixa preta para um público exigente.

No Festival: Hajime - Pilsen, Grand Shihan - Weiss, Dragon Rock - Dunkel Weiss e Lord Dan - Dubbel.

Cervejaria da Ilha - A Cervejaria da Ilha, de Florianópolis, a mais antiga da Grande Florianópolis, fundada em 1999, vem com esse espírito de pioneirismo para apresentar ao público cervejas que representam o maior atrativo de Florianópolis: as suas belas praias.

No Festival: Joaquina Weizen, uma cerveja de trigo, refrescante como o mar da Joaca; a Ingleses Pale Ale (IPA) e o Chopp Ilhéu (Pilsen).

Unika Cervejaria - Situada em Rancho Queimado, região serrana da Grande Florianópolis, produz 12 estilos de cervejas, divididos entre duas marcas: Bruxa, dedicada às cervejas da escola belga, e Unika, das escolas alemã e americana. Sua produção é comandada pelos premiados cervejeiros Vinícius Carpentieri e Ronaldo Dutra Ferreira.

No Festival: Belgian Blond, Belgian Ipa, West Coast IPA, Black IPA, Coffee Black IPA, Triple Ipa, German Lager, Saison, Dark Saison, Passion Ipa (maracujá) e Strawberry Fields (morango).

Cervejaria Weinmann - As cervejas da família Weinmann, de São José, são produzidas com 100% de malte, lúpulos de alta qualidade e carbonatação natural na garrafa, além de utilizar sempre leveduras do tipo Ale, de alta fermentação.

No Festival: Pale Ale, Weiss, Smoked Ale e Red Strong Ale, elaborada com um blend de três maltes de cevada importados.


Serviço

  • O quê: Festival da Cerveja de Rancho Queimado
  • Quando: 27 de maio, 11h às 23h
  • Onde: Praça central coberta de Rancho Queimado
  • Quanto: evento gratuito