As cervejas brasileiras apresentadas na feira alemã Brau Beviale

Diretor da Escola Superior de Cerveja e Malte representa Brasil na mostra internacional

Confira no texto as cervejarias brasileiras e seus rótulos degustados na Alemanha (Foto: Divulgação)

Representada pelo diretor e professor da Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM), Carlo Enrico Bressiani, a produção de cerveja brasileira foi exibida na mais importante feira internacional do segmento, a Brau Beviale. Um conjunto de 14 rótulos nacionais foram apresentados e degustados no evento, realizado entre 8 e 10 de novembro em Nuremberg, na Alemanha. Para saber mais sobre as cervejarias apresentadas, leia abaixo.

O brasileiro Júlio Rangel, estudante de Tecnologia Cervejeira e Engenharia de Bebidas na Alemanha, saboreou a oportunidade de poder apresentar a cerveja brasileira para os amigos europeus:

“Para eles é completamente nova, existem sabores que não são conhecidos por aqui. Um exemplo é a cerveja com pitanga ou a Hop Arabica. Todos ficaram bem impressionados com o sabor brasileiro.”

Bressiani reforçou a importância da participação brasileira em eventos como esse:

“Foi a oportunidade de trazer algumas cervejas brasileiras para serem degustadas por importadores e distribuidores europeus. Aproveitamos a chance e geramos bons contatos que devem se transformar em negócios promissores nos próximos anos.”

Durante o evento, que reúne cervejeiros de todo o mundo, a cerveja brasileira foi elogiada por outras culturas.

“Percebe-se que no Brasil há uma busca pelos ingredientes, como as frutas frescas. É uma boa mistura, tornando o processo elaborado. Com certeza fazem um bom trabalho”, comentou o canadense Araile.

Já o francês Jeroime disse ter gostado muito das cervejas que contam com alguns ingredientes específicos, como as que têm café ou pitanga adicionados:

“São cervejas que contam com a identidade brasileira. São saborosas e seguem a fórmula de usar ingredientes típicos do país, o que é perfeito. Uma experiência agradável.”

As cervejas degustadas

A cervejaria, a cidade e os estilos (para ler mais sobre cada cervejaria, clique no link):

Bier Hoff – Curitiba/PR Estilos: Jerimoon Pumpkin Ale; Cocada Preta

Container – Blumenau/SC Estilos: Wembley; Black Sheep

Coruja – Porto Alegre/RS Estilos: Baca; Coice

Falke Bier – Ribeirão das Neves/MG Estilos: Estrada Real India Pale Ale; Ouro Preto Schwarzbier

Leopoldina – Garibaldi/RS Estilos: IPA; Witbier

Maniacs – Curitiba/PR Estilos: Pilsen; IPA

Morada Cia Etílica. Etílica – Curitiba/PR Estilos: Cupuaçu Sour; Hop Arabica