Expedição pela Argentina une duas cervejarias catarinenses

Lohn Bier e Blend Bryggeri buscam barris de madeira, lúpulos, cervejas e boas histórias

Richard Brighentti e Rubens Angelotti, das duas cervejarias, fazem uma road trip a bordo de uma Defender(Foto: Divulgação)

Richard Brighentti e Rubens Angelotti, das duas cervejarias, fazem uma road trip a bordo de uma Defender(Foto: Divulgação)

Duas cervejarias do extremo sul de Santa Catarina, a Lohn Bier e a Blend Bryggeri, idealizaram juntas a possibilidade de envelhecer cervejas em barris de vinho argentino. E é com essa ideia que Richard Brighentti e Rubens Angelotti, das duas cervejarias, iniciam uma road trip a bordo de uma Defender para Argentina no dia 4 de junho. Até o dia 15 a dupla fará uma imersão pelos pampas e vales argentinos em busca do barril perfeito.

Destaque principal da South Beer Cup 2017, a cervejaria Lohn já tem dois prêmios importantes com cervejas envelhecidas em madeira: a Trippel Wood Aged foi medalha de prata no Chile em 2016 e a Carvoeira Wood Aged foi ouro no Festival Brasileiro de Cervejas 2017.

Richard, sommelier da Lohn, comenta, com bom humor:

"A viagem estava sendo programada há semanas e já tínhamos data e roteiro. Aí recebemos o título de Cervejaria do Ano do South Beer Cup 2017, ciceroneado por argentinos. Com certeza nossa passagem pela Argentina deixará ainda mais curiosa nossa busca. Os argentinos têm dois estilos catalogados no BJCP: IPA Argenta e Dorada Pampeana. Vamos buscar referências e o lúpulo argentino e produziremos as cervejas no Brasil com um hermano e maturaremos em barris de madeira de Mendoza. Só não vamos falar de futebol."

Com algumas dezenas de viagens à Argentina a trabalho e a lazer, Rubens Angelotti, diretor de fotografia e cervejeiro da Blend Bryggeri, conhecia os donos de algumas das melhores vinícolas e cervejarias do país vizinho. Por isso os dois participarão de algumas brassagens colaborativas com cervejarias de Mendoza:

"Vamos estreitar os laços entre as cervejas criadas às margens da Serra Catarinense e as criadas às margens da Cordilheira."

A bordo da Defender  (Foto: Divulgação)

A bordo da Defender  (Foto: Divulgação)

A primeira a aceitar o convite foi a Cerveceria Jerome, do cervejeiro Eduardo Maccari, que há 12 anos trabalha com cervejas maturadas em barricas de vinho, e que depois passou pela Ayzem Beer, recém comprada pelo grupo Gepeto Empreendimientos, que possui quatro restaurantes na capital da Província de Mendoza. A Peñon Del Aguila, cerveceria de Cordova, também topou a ideia de produzir uma receita em parceria.

Juntos os cervejeiros irão desenvolver três receitas distintas - uma com cada cervejaria: uma Catharina Sour com cerejas mendocinas, uma Wit Bier com capim limão e uma Brown Ale com alfarroba e malte brasileiro serão as receitas feitas a seis mãos nessa viagem.

A vinícola Gimenez Rilli, representada por Federico Gimenez Rilli, providenciou os barris que serão utilizados para maturar as cervejas feitas na Argentina e cedeu barris para que em breve as três cervejarias argentinas venham ao Brasil criar três receitas com uma pitada "argentina" nas duas cervejarias catarinenses.

A Gimenez Rilli receberá os "cervejeiros e aventureiros" em sua Casa de Hóspedes, uma espécie de pousada dentro da própria vinícola. A Jerome preparou uma recepção em seu Pub com cervejeiros locais; e a Gepeto Empreendimientos vai oferecer uma degustação com as cervejas catarinenses em um dos seus restaurantes, o Barijho Beer Garden.

Rubens acrescenta:

"A viagem intitulada El Barril estreita os laços entre os cervejeiros vizinhos, mas intensifica ainda mais a ligação que os argentinos têm com o nosso estado, e coloca o extremo Sul catarinense de volta à rota dos hermanos argentinos. A colaboração é marca registrada dos cervejeiros artesanais, e fazer isso além das nossas fronteiras fortalece ainda mais as cervejarias da nossa região. Uma nova viagem ainda para este ano já está sendo programada para manter aceso o espírito criativo nas cervejarias e trazer novas experiências colaborativas."

Durante a viagem, Rubens levará sua câmera e um cinegrafista profissional para documentar o passeio – que poderá ser acompanhado pelas contas do Instagram: @elbarrilroadtrip @lohnbier e @blendbryggeri.

Richard Brighentti e Rubens Angelotti (Foto: Divulgação)

Richard Brighentti e Rubens Angelotti (Foto: Divulgação)