Festivais

DUM e Smedgård produzem cerveja para o DUM DAY VII

Lager de centeio é inspirada em antigas receitas do Leste Europeu e usa lúpulo vermelho

Murilo, Daniel e Luiz Felipe com a bandeira da Polônia, país de onde vem a referência para a Powstanie Warszawskie (PW), que significa "Levante de Varsóvia" (Foto: Divulgação)

Murilo, Daniel e Luiz Felipe com a bandeira da Polônia, país de onde vem a referência para a Powstanie Warszawskie (PW), que significa "Levante de Varsóvia" (Foto: Divulgação)

Os cervejeiros da DUM Cervejaria, em parceria com Daniel Gontijo da Smedgård Brewery (de Belo Horizonte), realizaram na penúltima semana de junho a produção da cerveja colaborativa Powstanie Warszawskie (PW) - Karczimiska Rye Lager. A novidade será servida no DUM DAY VII, festival que celebra o sétimo aniversário da curitibana DUM Cervejaria no Museu Oscar Niemeyer, no dia 22 de julho. (Para conferir mais opções de eventos, com agenda atualizada, consulte o roteiro da Beer Art)

A ideia da cerveja surgiu durante a visita dos cervejeiros Murilo Foltran e Daniel Gontijo às fazendas de lúpulo na Polônia, em setembro passado, em Karczimiska.

"Estávamos nos confins da Polônia, tríplice fronteira com Bielorrússia e Ucrânia, quando tivemos a ideia de colher, selecionar e trazer para o Brasil variedades únicas de lúpulos com DNA eslavo para criar uma cerveja juntos", explica Daniel.

A Powstanie Warszawskie (PW), que significa "Levante de Varsóvia", leva lúpulos Iunga e Vermelho - última variedade hibridizada de lúpulo batizado pela dupla com a Polish Hops. Essa Lager de Centeio, inspirada em antigas receitas do Leste Europeu, é apresentada pelos criadores como "a primeira cerveja comercial no mundo a utilizar o lúpulo vermelho".

Fundada em 2007, a Smedgård Brewery busca replicar bebidas fermentadas e destiladas usando técnicas de produção e estilos extintos. O fundador da Smedgård é o mineiro Daniel Gontijo, especialista e professor de Tecnologia Cervejeira pelo UNI-BH. Ele mantém vivo o conhecimento adquirido em suas pesquisas, com produções exclusivas.

A DUM Cervejaria é fruto da união entre os cervejeiros caseiros curitibanos Murilo Foltran, Luiz Felipe Araújo e Júlio Moutinho, que em 2010 se uniram para começar a fabricação de cervejas especiais em casa para consumo próprio. Após o sucesso de suas produções, os cervejeiros se organizaram e começaram a fabricar suas fórmulas em escala industrial. Entre as cervejas produzidas, merecem destaque: Karel IV, Jan Kubiš, Grand Cru e a famosa Petroleum.

O DUM DAY VII conta ainda com uma seleção de mais de 80 rótulos de cervejas artesanais que chegam até a festa através do BeerKeg, barril reciclável. Entre os rótulos locais selecionados, destaques para a Petroleum, da DUM, a Mutum Cavalo, da cervejaria Ignoru's Bier, e a Perigosa, da Bodebrown.

Das cervejas de fora do estado, a Overdrive, da Hocus Pocus, do Rio de Janeiro, e a Rizoma, da Dogma, de São Paulo, também se destacam no cardápio de bebidas do evento. São servidas em doses de 150mL no copo desenvolvido pela Cristal Blumenau.

Para acompanhar as cervejas, a parte gastronômica conta com hambúrgueres do Whatafuck e batatas do Roots. Além disso o evento terá outras opções, como pratos elaborados por chefs paranaenses. Dentre os doces, estão os Kurtos Kalacs e os sorvetes da Gelataio.


Serviço

  • O quê: DUM DAY VII
  • Quando: 22 de julho, sábado, a partir das 12h
  • Onde: MON - Museu Oscar Niemeyer (Rua Mal. Hermes, 999 - Centro Cívico, Curitiba/PR)
  • Quanto: R$ 50 Lote 2 e R$ 60 Lote 3
  • Como: ingressos à venda neste link