Dubbel Funky chega após três anos de fermentação na garrafa

Cerveja colaborativa é fruto da parceria entre as cervejarias Way Beer e Wäls

Receita une a premiada Dubbel, da Wäls, com uma dose Funky da Way, caracterizada pela presença das leveduras Brettanomyces (Foto: Divulgação)

Receita une a premiada Dubbel, da Wäls, com uma dose Funky da Way, caracterizada pela presença das leveduras Brettanomyces (Foto: Divulgação)

Seguindo uma das principais tendências do mercado de cervejas artesanais, a cervejaria paranaense Way Beer e a mineira Wäls se uniram para produzir, em 2014, uma cerveja colaborativa exclusiva: a Dubbel Funky. Agora, três anos depois, a bebida acaba de chegar ao mercado em uma edição limitada envasada em garrafas de 375ml.

A Dubbel Funky é uma cerveja forte escura com 7,6% de teor alcoólico e 31 IBUs (Unidade de Amargor). O rótulo é fruto da união da premiada Dubbel, produzida pela Wäls, com uma dose Funky da Way, caracterizada pela presença das leveduras Brettanomyces, chamadas normalmente de leveduras selvagens pois seu habitat natural são as cascas de frutas e madeira.

Para completar o processo de produção, o novo rótulo passou por uma refermentação na garrafa com Brettanomyces Bruxellensis. Além disso, ela não recebeu carbonatação, processo que foi desenvolvido naturalmente dentro da garrafa.

Alessandro Oliveira, mestre-cervejeiro da Way Beer, comenta:

“Preparamos uma calda de caramelo com açúcar branco orgânico, açúcar mascavo orgânico e açúcar de beterraba. Depois ela passou pelos processos de fermentação e refermentação dentro da garrafa. Foram três anos de espera para que a Brettanomyces desenvolvesse os aromas e sabores ideais.”