Clubes cervejeiros

Dogma cria cervejas exclusivas para o Clube Wbeer

Witbier tem a adição de lúpulos no lugar de semente de coentro e casca de laranja

White Dogma é a Witbier, cítrica e frutada, e a Sour Dogma, uma Sour Rye Ale, ácida e picante (Fotos: Divulgação)

White Dogma é a Witbier, cítrica e frutada, e a Sour Dogma, uma Sour Rye Ale, ácida e picante (Fotos: Divulgação)

Nascida a partir da fusão de três cervejarias (Prima Satt, Serra de Três Pontas e Noturna) e considerada a melhor cervejaria do Brasil em 2016 pelo site americano RateBeer, a Dogma acaba de produzir cervejas exclusivas para o Clube Wbeer. Uma é do estilo Witbier, cítrica e frutada, e outra Sour Rye Ale, ácida e picante.

 
 

A sommelier da Wbeer.com.br, Flávia Oliveira, destaca nas cervejas da Dogma a presença de lúpulo, a complexidade e a personalidade. A cerveja White Dogma surgiu com o desafio de reformular um estilo já conhecido - a Witbier - sem deixar que a identidade da Dogma fosse perdida. A cerveja tem a adição dois tipos de lúpulo, o Mandarina e o Hallertau Blanc, no lugar das sementes de coentro e casca de laranja, ingredientes tradicionais neste estilo. Já a cerveja Sour Dogma é um exemplar ácido produzido com centeio e com notas picantes.

"Essa receita com centeio dá uma sensação aveludada à cerveja", observa Flávia.

Curiosidades

Além da dedicação no preparo das receitas, a ideia de complexidade está transmitida nos nomes escolhidos para os rótulos e suas ilustrações. O trabalho artístico é do ilustrador Caio Stolf. Por trás de cada desenho existe uma história, um conceito, uma inspiração que pode vir de estudos de botânica, mitologia e cultura brasileira.

A arquiteta e namorada de Caio, Taís, contribui nas criações, como no caso da ilustração do rótulo Panopticon. Esse nome é um termo criado pelo filósofo inglês Jeremy Bentham para seu projeto de uma penitenciária ideal, que era também o tema de estudo da arquiteta, que pesquisava sobre formas de organização espacial das prisões. A planta deste projeto foi a inspiração de Caio para o rótulo.