Documentário 'Petroleum é nosso' ganha exibição em BH

Filme conta a história de uma das mais celebradas cervejas artesanais brasiliras

Imperial Stout criada pelos cervejeiros da DUM é uma das mais celebradas receitas artesanais brasileiras (Foto: Divulgação)

Imperial Stout criada pelos cervejeiros da DUM é uma das mais celebradas receitas artesanais brasileiras (Foto: Divulgação)

Após exibir o filme Petroleum é nosso: a ebulição da cerveja artesanal no Brasil no Festival da Cultura Cervejeira Artesanal em Curitiba, os cervejeiros da DUM Cervejaria confirmaram uma nova exibição do filme. Desta vez será em Belo Horizonte, na sala de Metodologias Ativas do Câmpus Estoril do Centro Universitário UniBH, em 19 de agosto, a partir das 10h, com entrada franca. (Para conferir mais opções de eventos, com agenda atualizada, consulte o roteiro da Beer Art)

Essa exibição tem um significado especial para a DUM. Luiz Felipe, cervejeiro da DUM e diretor do filme, comenta:

"Belo Horizonte sempre nos recebeu muito bem. É daqui a única cervejaria que se interessou em produzir a Petroleum na época em que procurávamos parceiros."

Ele se refere à Wäls, que até hoje produz a Petroleum, sua mais premiadas cerveja, e que costuma figurar entre as cinco mais premiadas do Brasil.

Petroleum é nosso: a ebulição da cerveja artesanal no Brasil usa como fio condutor a história da Petroleum, uma cerveja fruto do trabalho de quatro cervejeiros caseiros de Curitiba que ganhou fama nos festivais nacionais e internacionais, e hoje é produzida em duas fábricas – na Gauden, em Curitiba, e na Wäls, em Belo Horizonte. O documentário mostra também a comunidade de cervejeiros brasileiros e o renascimento do mercado de cervejas especiais no Brasil. A produção do filme foi viabilizada graças a 555 apoiadores que colaboraram com o projeto de crowdfunding realizado no Catarse.

Utilizando depoimentos de cervejeiros e material de arquivos de diversas fontes como cobertura de festivais, reportagens de TV, brassagens entre amigos e vídeos de degustação, o filme mostra a redescoberta do processo artesanal de fabricação de cervejas e o trabalho de quem buscava a autossuficiência e, agora, graças ao aquecimento do mercado, desenvolvem suas receitas para serem produzidas em escala comercial em micro cervejarias espalhadas pelo país.

O "Petroleum é nosso" mostra também como as grandes cervejarias estão valorizando o mercado de cervejas artesanais, adotando diversas estratégias para melhor se posicionar diante dele. O filme acompanha a trajetória de algumas personalidades e cervejarias importantes da cena cervejeira artesanal do Brasil diante desse crescimento no consumo e do assédio das grandes empresas pelo mercado de cervejas especiais.

Murilo Foltran, Júlio Moutinho e Luiz Felipe Araújo, da DUM (Foto: Divulgação) 

Murilo Foltran, Júlio Moutinho e Luiz Felipe Araújo, da DUM (Foto: Divulgação) 


Serviço

  • O quê: exibição de Petroleum é nosso: a ebulição da cerveja artesanal no Brasil
  • Quando: 19 de agosto, a partir das 10h (o filme tem 85min)
  • Onde: sala de Metodologias Ativas do Câmpus Estoril do Centro Universitário UniBH (Av. Prof. Mário Werneck, 1685 - Estoril, Belo Horizonte/MG)
  • Quanto: entrada franca