Devassa lança harmonização de chope com sachê

Tropicalices oferece cinco opções: menta, gengibre, chocolate, doce de leite e pimenta

O consumidor terá a opção de receber o chope pronto, com o sabor escolhido já aplicado ao copo, ou ainda acompanhar o preparo na mesa  (Foto: Divulgação)

O consumidor terá a opção de receber o chope pronto, com o sabor escolhido já aplicado ao copo, ou ainda acompanhar o preparo na mesa  (Foto: Divulgação)

Inspirada na coquetelaria e na mixologia, a Cervejaria Devassa, em suas unidades espalhadas pelo país, lança uma experiência de harmonização de chope com sachês, as Tropicalices. São cinco "pós saborizados", para harmonizar com os estilos da marca: menta, gengibre, chocolate, doce de leite e pimenta.

A escolha segue as regras da harmonização, que levam em conta o equilíbrio das duas partes e como elas podem interagir, por semelhança (ressaltando elementos em comum), contraste (características opostas que se completam), ou por corte, (quando um elemento neutraliza o outro, buscando “zerar” o paladar).

O consumidor terá a opção de receber o chope pronto, com o sabor escolhido já aplicado ao copo, ou ainda acompanhar o preparo na mesa se a escolha for um dos estilos disponíveis em versão cerveja – Loura (Lager), Ruiva (Red Ale) e Negra (Dark Ale) – vendidos em embalagens longneck de 355ml. Tropicalices já pode ser encontrada e provada "em todas as unidades da Cervejaria Devassa".

Jussara Calife, gerente de marketing de Devassa, explica:

“Assim como os drinks clássicos, como Gin tônica e Negroni, estão sendo reinventados, durante o processo de desenvolvimento e criação do produto buscávamos algo que trouxesse a possibilidade de personificar nossa cerveja. Novos sabores, aromas e muita criatividade para surpreender os nossos consumidores. Tropicalices leva para a mesa do bar uma experiência de descoberta, com possibilidade de o consumidor mesmo fazer.”

As harmonizações

As cervejas e as combinações sugeridas, conforme apresentadas pela cervejaria:

  • Loura (Tropical Lager) - Uma lager puro malte tropical que carrega a miscelânea brasileira e, devido à pouca torrefação, uma cor clara. O puro malte traduz corpo e harmonia no paladar e, por ser tropical, apresenta espuma cremosa e amargor reduzido, com o sabor do cereal. Traz um aroma suave e um jeitinho despojado como toque final dessa combinação, harmonizando perfeitamente com os sabores de menta e gengibre que surgem como elementos para ressaltar as características de refrescância da cerveja.
  • Negra (Dark Ale Tropical) - Como o nome já diz, é uma cerveja de coloração escura devido aos maltes mais torrados da sua composição, com levedura de alta fermentação. Também é encorpada, extremamente cremosa e com sabor e aroma de malte torrado. As combinações sugeridas são doce de leite e chocolate, ingredientes que trazem um contraste entre o doce e o amargo, utilizando a característica tostada dos maltes como um elo de ligação entre os sabores para esta harmonização.
  • Ruiva (Red Ale Tropical) - O estilo Devassa Red Ale Tropical está longe de ser mais do mesmo. Possui uma torrefação um pouco maior que a lager, tornando a cor mais avermelhada. O grão libera notas de biscoito com toque de caramelização. Cheio de atitude e personalidade, tem cor de fim de tarde e sabor marcante. Vai bem com pimenta e gengibre explorando duas sensações diferentes, o aquecimento com a pimenta e a refrescancia com o gengibre, ambas trazendo um toque levemente salgado e de acidez fazendo um contraste com as notas caramelizadas da cerveja.
  • Índia (IPA Tropical) - Uma cerveja inspirada na pale britânica que era enviada de navio para índia, para protegê-la durante a jornada, colocava-se muito lúpulo em sua fórmula, daí o seu forte amargor e intenso aroma e elevado teor alcóolico. Cerveja de alta fermentação, encorpada e rica em sabores e aromas. Doce de leite e chocolate são as combinações pra quem procura encontrar um equilíbrio entre os maltes tostados dessa cerveja que conferem notas mais fortes de caramelização e um leve tostado. Suavizando o amargor e entregando uma experiência nova para esta IPA.
  • Sarará (Weiss Tropical) - Do tipo Weiss, o chopp sarará é feito com maltes de trigo e é mais encorpado. Por não ser filtrado, conserva uma aparência turva e de fermento. Tem como grande diferencial o aroma de banana e cravo, acompanhado de baixo amargor seu sabor é leve e refrescante e chegamos nas combinações menta e chocolate, elementos que ressaltam o frutado, por um lado agregando o frescor da menta, e por outro reforçando o perfil adocicado da cerveja.