Competições

As inscrições para o Concurso Brasileiro de Cervejas 2017

Confira as novidades e os prêmios da competição, paralela ao Festival Brasileiro da Cerveja

Uma das novidades para 2017 é a premiação promovida pela Agrária, uma das patrocinadoras do Festival Brasileiro da Cerveja (Foto: Divulgação)

Uma das novidades para 2017 é a premiação promovida pela Agrária, uma das patrocinadoras do Festival Brasileiro da Cerveja (Foto: Divulgação)

Cervejeiros de todo o Brasil já podem separar a documentação. No dia 2 de janeiro se inicia o período de inscrições para o 5º Concurso Brasileiro de Cervejas, a ser disputado de 4 a 6 de março de 2017, durante a programação do Festival Brasileiro da Cerveja(confira aqui as medalhas de 2016, por cervejaria). Leia mais abaixo as novidades do concurso, os prêmios para os vencedores e outras informações. O regulamento está disponível por meio deste link. As inscrições vão até o fim de janeiro. (Para conferir mais opções de eventos, com agenda atualizada, consulte o roteiro da Beer Art)

Para 2017 a grande novidade será a inclusão de quatro subestilos na categoria Cerveja Brasileira. A categoria será separada por cervejas com adição de frutas, adição de ervas e especiarias, adição de madeiras e adição de ingredientes brasileiros como lúpulo, malte e levedura. Mudança, que segundo a organização, visa valorizar ainda mais os ingredientes do nosso país, já que o concurso é exclusivamente brasileiro.

Com relação à quantidade de participantes, a estimativa da organização é que o número de inscritos ultrapasse 2 mil rótulos.

A coordenadora técnica do Concurso Brasileiro de Cervejas, Amanda Reitenbach, ressalta:

"Nossa expectativa para o concurso em 2017 é a melhor possível já que este ano foi considerado muito bom para cervejas artesanais, com a abertura de novas cervejarias e lançamento de novos rótulos."

O Concurso Brasileiro de Cervejas é um dos cinco mais importantes do mundo, e a cada ano que passa o número de inscrições aumenta. Em 2016 foi registrado recorde de participações. Ao todo, 1.469 rótulos concorreram, um acréscimo de 73% com relação a 2015, quando 874 se inscreveram. O número de cervejarias também aumentou. Foram 222 participantes, 63% a mais que no ano anterior.

Assim como em 2016, a premiação das cervejas é separada em duas categorias: Comercial, que corresponde às cervejas que já podem ser encontradas no mercado, e Experimental, que correspondes às que ainda não foram lançadas pela cervejaria, porém estão devidamente registradas. Além disso, o concurso continua premiando a The Best f Show, a melhor cerveja do concurso. Para concorrer ao prêmio máximo as cervejarias devem indicar até cinco rótulos inscritos para participar.

Outra novidade para 2017 é a premiação promovida pela Agrária, uma das patrocinadoras do Festival Brasileiro da Cerveja. A empresa irá premiar as vencedoras da seguinte forma:

  • Best of Show Comercial: Placa de Melhor Cerveja Comercial e uma Viagem para Alemanha (1 pessoa) em Novembro/2017 para Visitar a Feira Brau Beviale, maltaria Weyermann® e região de Hallertau com todas as despesas pagas pela Agrária.
  • Best of Show Experimental: Placa de Melhor Cerveja Experimental e uma Viagem para Alemanha (1 pessoa) em Novembro/2017 para Visitar a Feira Brau Beviale, maltaria Weyermann® e região de Hallertau com todas as despesas pagas pela Agrária.
  • 1º Colocado Melhor Cervejaria: Placa de Cervejaria do Ano, Cheque valendo Produtos da Agrária e seus Parceiros e uma Viagem para Alemanha (1 pessoa) em Novembro/2017 para Visitar a Feira Brau Beviale, maltaria Weyermann® e região de Hallertau com todas as despesas pagas pela Agrária.
  • 2º Colocado Melhor Cervejaria: cheque valendo Produtos da Agrária e seus Parceiros.
  • 3º Colocado Melhor Cervejaria: cheque valendo Produtos da Agrária e seus Parceiros.