Competições, Destaque

ACervA Paulista realiza 7º Concurso Estadual de Cervejeiros

Este ano, de acordo com o guia do BJCP, a subcategoria do desafio é a 21B Specialty IPA (Foto: Divulgação)

Este ano, de acordo com o guia do BJCP, a subcategoria do desafio é a 21B Specialty IPA (Foto: Divulgação)

Vencedor terá sua cerveja produzida em escala industrial na Cervejaria Votus e levará um barril

Para promover a cultura da produção de cerveja caseira, a Associação dos Cervejeiros Artesanais Paulistas (ACervA Paulista) realiza em outubro o 7º Concurso Estadual de Cervejeiros. A Cervejaria Votus será a responsável pela produção de 2 mil litros da cerveja vencedora, a ser comercializada como edição especial produzida por tempo limitado e com assinatura do autor no rótulo, que ainda levará um barril de 50 litros para consumir como quiser. A Realli Insumos Cervejeiros, também co-realizadora do concurso, fornecerá os insumos para a produção da cerveja na indústria, assim como insumos para produção na panela para os três primeiros colocados. O objetivo é estimular o aprimoramento técnico dos cervejeiros caseiros de todo o estado de São Paulo, associados à instituição ou não.

 
 

Este ano, de acordo com o guia do Beer Judge Certification Program (BJCP), a subcategoria escolhida como desafio para os participantes do concurso é a 21B Specialty IPA. Dentro desta categoria é possível criar uma grande variedade de estilos: Belgian IPA, Black IPA, Brown IPA, Rye IPA, Red IPA e White IPA. O participante pode criar receitas dos estilos descritos ou combinação entre eles, como Black Rye IPA, por exemplo, e ainda é possível classificar quaisquer das combinações como Double ou Session. Esta riqueza de possibilidades permite que os participantes possam inscrever duas amostras, desde que não sejam estilos repetidos. (você encontra o Guia BJCP nesta seção da Beer Art)

Os interessados em participar da competição podem se inscrever diretamente no site da ACervA Paulista, podendo inscrever até duas amostras de estilos diferentes dentro da subcategoria. O valor de cada inscrição é de R$ 50. Os associados possuem gratuidade na inscrição de sua primeira amostra.

As inscrições já estão abertas e vão até dia 3 de outubro, sendo vários os pontos de coleta das amostras na cidade de São Paulo, além de São Bernardo do Campo e Campinas. Para ajudar os participantes, vídeos sobre detalhes do concurso e dos estilos disponíveis estão sendo publicados no canal da ACervA Paulista no Youtube, assista todos os vídeos sobre o concurso através da playlist (clicar aqui).

A avaliação das cervejas será feita por meio de testes cegos por juízes certificados BJCP, além de cervejeiros profissionais e caseiros "com notável conhecimento sobre cervejas". O julgamento ocorrerá nos dias 8 e 9 de outubro a portas fechadas, e o resultado será divulgado dia 15 de outubro no Delirium Café São Paulo a partir das 18h.