Ceva no Total é transferido para 26 de agosto

O Ceva no Total é realizado no local onde foi inaugurada, em 1911, uma das primeiras fábricas de cerveja do Rio Grande do Sul (Foto: Divulgação)

O Ceva no Total é realizado no local onde foi inaugurada, em 1911, uma das primeiras fábricas de cerveja do Rio Grande do Sul (Foto: Divulgação)

Cerca de 15 mil apreciadores de cerveja são esperados para a sétima edição do Ceva no Total, no Largo Cultural do Shopping Total, na capital gaúcha. O festival reúne 35 cervejarias gaúchas, em 26 de agosto (o evento seria em 19 de agosto mas foi transferido em razão da previsão de chuva), e duas cervejarias catarinenses: a Bierbaum, de Treze Tílias, e a cervejaria convidada desta edição Cozalinda, de Florianópolis. (Para conferir mais opções de eventos, com agenda atualizada, consulte o roteiro da Beer Art)

A produtora do evento lança nesta edição o Concurso de Voto Popular. O público poderá avaliar as cervejas degustadas através de um aplicativo desenvolvido pela empresa ONNi para o Ceva no Total. Este app vai garantir à cervejaria e à cerveja mais bem avaliadas pelo público troféu e prêmio em forma de consultoria em marketing digital – um incentivo ao desenvolvimento das microcervejarias. Já o usuário que mais consumir por meio do app participa de sorteio para ganhar produtos de todas as cervejarias participantes – serão 35 kits. O aplicativo também possibilita a compra de cervejas de forma antecipada, além de mapear todos os rótulos presentes no Ceva no Total.

Outro ponto novo na programação será a “Rodada de Avaliações de Cerveja My Growler”: sommeliers e especialistas farão análises de rótulos oferecidos no evento. Cada receita receberá pontuação conforme critérios técnicos. Segundo a Matinê Cervejeira, realizadora do evento, o concurso tem o objetivo de aperfeiçoar ainda mais a produção local.

“A ação não tem intuito competitivo como um concurso. O objetivo é dar retorno qualificado para as cervejarias sobre as características das suas cervejas”, explica Diego Masiero.

Serão avaliados: aroma, sabor, formação de espuma, entre outros e garantir produtos de qualidade para os consumidores do evento.

Nesta edição a cervejaria convidada é a catarinense Cozalinda, de Florianópolis que traz consigo o declarado ‘gostinho da ilha’. Entre os estilos que produzem, destaque para uma witbier chamada Curió com marcante presença de camomila. Além disso, o evento repete a tradição de incluir novas participantes, como a Blauth Bier, Factory Beer, Imaculada, La Comparsa, Sacramento, FatBull e a Cervejaria Guarineri, de São Miguel que produz a Cachorro Ovelheiro - eleita melhor IPA do Brasil.

Gastronomia, shows e música

A gastronomia acompanha a programação 7ª edição do Ceva no Total - com receitas exclusivas elaboradas a partir do uso da cerveja como um dos ingredientes e a harmonização com estilos presentes no evento. Serão seis food trucks: Bistrô da Ana – Comida de Rua, Pueblo Food Truck, Tuca Truck, Espírito Radical e Buenas Beer Fun Food e o Rocky Burger Food Truck. A ideia é que as opções gastronômicas oferecidas tenham sempre vínculo com o grande motivador do festival: a cerveja artesanal.

A atmosfera se completa com uma trilha sonora de peso. Estreia no palco do evento a Comunidade Nin-Jitsu, com show especial e com a música de seu novo clipe ‘Vem Por Cima’ com participação de MC Dino. Confirmados também a banda cover de clássicos do rock, pop e hard, Street Flash e o reggae de raiz da Solo Fértil. Nos intervalos, comandam as pick ups os Djs: Joelma Terto, da festa Cadê Tereza, Juliano Oster, do Groova e Hans Ancina, da MIX FM POA.

Cervejarias

4 Árvores - Abadessa - Al Capone - Anner Cervejas Especiais - Baldhead - Bierbaum - Baita Bier - Blauth Bier - Bodoque - Dado Bier - Diefen Bros - Elementum - Cervejaria FIL - Fatbull Beer - Factory Beer - Gram Bier - Guarnieri - Heilige - Hunsrück - Imaculada - Imigração - KNY Quality Beer - La Comparsa - Moocabier - Oito - Old Boys - Província - Cerveja Polvo Loco - Ruradélica Ales - Suricato Ales - Salva Craft Beer - Sacramento - Solerun - Tupiniquim - Zapata – Cervejaria Rural

Cervejaria convidada: Cervejaria Cozalinda (SC)

Shows

  • Solo Fértil
  • Street Flash
  • Comunidade Nin-Jitsu
  • LINE UP DJS Joelma Terto (Cadê Tereza) Juliano Oster (Groova) Hans Ancina (MIX FM POA)

6 FOOD TRUCKS

  • Tuca Truck
  • Espírito Radical
  • Buenas Beer Fun Food
  • Bistrô da Ana – Comida de Rua
  • Pueblo Food Truck
  • Rocky Burguer Food Truck

O Ceva no Total

Produzido pela Matinê Cervejeira, o evento é realizado no local onde foi inaugurada, em 1911, uma das primeiras fábricas de cerveja do Rio Grande do Sul. Desde a edição piloto, em julho de 2015, mais de 25 mil pessoas já passaram pela feira e mais de 17 mil litros de cervejas já foram comercializados.


Serviço

  • O quê: 7ª Ceva no Total
  • Quando: 26 de agosto (sábado), das 14h às 22h (se chover, o evento será transferido) - em caso de chuva, o evento será transferido
  • Onde: Largo Cultural do Shopping Total (Avenida Cristóvão Colombo, 545, bairro Floresta, em Porto Alegre-RS)
  • Quanto: entrada gratuita