O Cervejeiro do Ano em Santa Catarina

Com sabores do mundo, Chico Milani é premiado pela ACervA Catarinense

"Cada lugar tem sua cerveja e cada cerveja tem seu lugar”, diz Chico Milani (Foto: Claudia Milani/Divulgação)

"Cada lugar tem sua cerveja e cada cerveja tem seu lugar”, diz Chico Milani (Foto: Claudia Milani/Divulgação)

Chico Milani, nascido em Santo Ângelo (RS), viveu mais de 10 anos entre Argélia, República Dominicana, Antigua & Barbuda, Equador e Peru. De volta ao Brasil, em Florianópolis (SC), participou de concursos de cervejas caseiras e foi escolhido Cervejeiro do Ano de 2018 pela Associação dos Cervejeiros Artesanais de Santa Catarina (ACervA Catarinense), entre 108 inscritos e 284 amostras julgadas.

O prêmio é fruto de um trabalho que mistura qualificação constante, a busca por sabores incomuns e receitas com inspiração no terroir dos diferentes países onde viveu. Cursando pós-graduação na Escola Superior de Cerveja e Malte de Blumenau, Chico também angariou outros prêmios no VII Concurso Estadual de Cervejas Caseiras da ACervA Catarinense, medalha de ouro na categoria Sour e terceira colocada geral Best of Show com a Pisco Sour - Andanzas, de paladar ácido e inspirada nos sabores peruanos, medalha de ouro na categoria IPA com a Brut IPA – Andanzas, leve, espumante, com aromas tropicais provenientes da elevada carga de lúpulos, além de ser finalista com a Brut IPA Wood Aged - Andanzas, uma cerveja envelhecida em carvalho.

Chico tem entre suas principais criações uma cerveja com adição de coco, que faz homenagem às praias da República Dominicana; uma cerveja com sabor e aroma defumados, em alusão à fumaça do vulcão Cotopaxi, no Equador; e ainda, uma cerveja com frutas vermelhas, que traz ingredientes como amora, framboesa, mirtilo e abacaxi, inspirados na bebida equatoriana colada morada, tradicionalmente consumida durante as celebrações do Dia de Finados.

Milani é graduado em engenharia civil, mestre em Geração de Energia Hidrelétrica e sommelier de cervejas e cursa pós-graduação de Tecnologia Cervejeira na Escola Superior de Cerveja e Malte de Blumenau. Sediado em Florianópolis tem como sonho o projeto da Cervejaria Andanzas que une as paixões por viagens, cervejas e estar entre amigos contando boas histórias.