Rede My Growler acolhe cervejaria colaborativa

Marca, que busca apoiadores, integra a Rede My Growler Station mesmo antes de abrir as portas

A Turva busca apoiadores por meio de um projeto de crowdfunding (Foto: Divulgação)

A Turva busca apoiadores por meio de um projeto de crowdfunding (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de permitir que apreciadores de cerveja artesanal criem seus próprios rótulos sem a necessidade de investir em toda a infraestrutura necessária para produzi-los, nasceu a Turva, uma cervejaria colaborativa. A marca, que busca apoiadores por meio de um projeto de crowdfunding no Catarse (conferir contatos ao pé desta matéria), passa a integrar a Rede My Growler Station, mesmo antes de abrir as portas. O espaço, que também vai abrigar um brewpub, é um projeto do sommelier e cervejeiro caseiro Felipe Simões. Inicialmente, a Turva deve se instalar na capital paulista.

A ideia nasceu pela identificação do crescente interesse de apreciadores em conhecer e participar do processo de fabricação de cervejas artesanais, somado à carência de locais apropriados para receber cervejeiros caseiros que desejam produzir com maior nível de profissionalismo, mas que acabam se distanciando dessa vontade por causa do alto custo de equipamentos.

O valor necessário para estruturar a Turva é de R$ 137 mil. O projeto se divide em três fases: cozinha de brassagem, fermentadores e barris & serviços e bar.

“O modelo de negócio vai viabilizar processos até então inacessíveis ou que ocorriam sem a devida estrutura funcional, como uma cozinha de brassagem pequena que faça lotes frequentes e constantes”, explicou Simões. “O local será um meio-termo entre a produção caseira e a cervejaria artesanal”, completou.

Colaboração

O projeto está recebendo doações que se iniciam em R$ 15. Quem colabora recebe recompensas conforme o volume de investimento. As recompensas vão desde kits com bolachas de chope, posters, growlers e copos, passando por cursos de degustação e fabricação de cerveja, possibilidade de participar da primeira brassagem da Turva até chopes grátis durante um ano.

Quando abrir suas portas, a Turva integrará o time de My Growler Stations na cidade de São Paulo, assim como Balcão 304, Biemeister, Brewdog, Cervejaria Nacional, Lamas Brew Shop e Mr. Beer.


Serviço