Cervejas

Dortmund aposta em mais cervejas sem glúten

Depois da Pilsen Tivva, medalha de prata em Blumenau, linha especial deve ganhar Stout

Cerveja foi desenvolvida em parceria com marca de alimentos à base de farinha de milho (Foto: Divulgação)

Cerveja foi desenvolvida em parceria com marca de alimentos à base de farinha de milho (Foto: Divulgação)

Depois da bem-sucedida estreia da Pilsen Tivva com medalha de prata no Festival Brasileiro em Blumenau (SC), a Dortmund planeja mais lançamentos de cerveja sem glúten. Para o segundo semestre de 2016, a expectativa é apresentar ao mercado uma Stout sem glúten. Marcel Longo, fundador da cervejaria, considera o desenvolvimento de produtos específicos como esse uma das mostras do dinamismo e da abrangência da produção nacional.

“O Brasil conta com mais de 1.500 rótulos disponíveis no mercado. São cervejas artesanais de todos os estilos e para todos os gostos, com opções amargas, suaves, encorpadas e adocicadas, entre outras. Sem contar que o desenvolvimento tecnológico permitiu alcançar públicos com necessidades e desejos específicos. É o caso da cerveja sem glúten, uma necessidade para os celíacos, já que são intolerantes a essa proteína, e um desejo de uma parcela cada vez maior da população que opta por diminuir ou excluir a ingestão de glúten.”

Para atender a essa crescente demanda, a Dortmund Bier e a Tivva (marca de alimentos à base de farinha de milho, sem glúten, sem colesterol e sem sódio) desenvolveram em 2015 a cerveja Dortmund Tivva tipo Pilsen sem glúten.

O diretor executivo da Tivva, Ricardo Assumpção, destaca:

“Estamos nesse mercado há algum tempo, e o que percebemos é que a maioria das cervejas nacionais que existiam eram, na realidade, uma mistura de outros cereais com álcool. Não utilizavam cevada e muito menos tinham gosto de cerveja. Por isso decidimos investir nesse mercado em parceria com a Dortmund, uma das cervejarias artesanais mais tradicionais do estado de São Paulo. E só podemos comemorar já que o rótulo tem tido cada vez mais procura e acaba de ganhar a medalha de prata no Concurso Brasileiro de Cervejas de Blumenau 2016.”