Dicas para harmonizar pratos típicos de Natal com cerveja

O mestre-cervejeiro da Ashby, Alexandre Vaz, relaciona os estilos a refeições das festas

Cada tipo de prato combina com um estilo de cerveja (Foto: Divulgação)

Cada tipo de prato combina com um estilo de cerveja (Foto: Divulgação)

Muitos costumam brindar as festas de fim de ano com espumantes, mas há também aqueles que preferem cerveja. Para ajudar na hora de harmonizar essa bebida com algum prato natalino, o mestre-cervejeiro da Ashby, Alexandre Vaz, lista os principais pratos que costumam ter na ceia e como combinar com o estilo ideal.

Nozes, castanhas e amêndoas - Os petiscos estão sempre presentes na mesa, seja para decorar ou para consumo antes ou depois das refeições. Como se trata de uma refeição mais leve, a cerveja mais indicada é a Pilsen, que inclusive é a mais consumida do mundo. As cervejas nesse estilo são mais claras, o amargor é menor e são mais leves e refrescantes.

Carnes brancas, aves e suínos - Na hora de harmonizar com os pratos principais, a dica é a cerveja Pale Ale. O malte especial, combinado com o lúpulo selecionado, resulta em uma cerveja clara, com amargor leve e distinto. A ideia é que o sabor da cerveja não se sobreponha com o da carne, por isso o mais indicado é esse estilo.

Frutos do mar e peixes - Por serem pratos leves, a pedida é a tradicional cerveja de trigo Weiss, bastante popular na Alemanha. Com coloração opaca, fruto da não filtragem, possui espuma cremosa e duradoura. A Weiss combina com frutos do mar, peixes, pato assado e comidas alemãs.

Acompanhamentos como arroz e frutas - Para quem já está habituado com cerveja, as Strong Ale podem ser uma boa pedida. Com aparência avermelhada, essa cerveja é uma legítima puro malte, com leve opalescência originada pelo dry hopping feito após a filtração do produto. Seu aroma é de malte doce com ésteres frutados, remetendo às frutas secas ou nozes. Arroz à grega, pratos com frutas ou farofa harmonizam com esse estilo.

Sobremesas - Sim, muitos não sabem, mas as cervejas também podem resultar em uma ótima combinação com sobremesas. Para quem não abre mão do chocolate, o estilo mais indicado é o Porter, também conhecida como cervejas escuras. De origem inglesa, possuem notas de café e chocolate.