Nüremberg e Freddo promovem encontro de cervejas e sorvetes

Cervejaria de Campinas e marca argentina de sorvete artesanal realizam evento de harmonização

Evento reuniu influenciadores no shopping JK Iguatemi, em São Paulo (Foto: Istephany Costa)

Evento reuniu influenciadores no shopping JK Iguatemi, em São Paulo (Foto: Istephany Costa)

Istephany Costa (Texto e fotos) 

Quando se fala em bebida e sobremesa, cerveja e sorvete são paixões nacionais. Já pensou em experimentar os dois numa harmonização? Cerveja e sorvete podem ser apreciados em conjunto, de forma equilibrada e saborosa - e, acredite, essa combinação não se restringe apenas às bebidas no estilo Stout. Para provar que a união entre cerveja e sorvete pode revelar uma experiência gastronômica surpreendente, a cervejaria Nüremberg, de Campinas (SP), e a Freddo, marca argentina de sorvetes artesanais, realizaram o Encontro Cervejas e Sorvetes, evento que reuniu blogueiros e imprensa no shopping JK Iguatemi, em São Paulo.

 
 

A chef, sommelier e mestre em estilos Júlia Miranda planejou o menu degustação com base nos quatro estilos de cerveja produzidos pela fábrica artesanal: Pilsner, Weissbier, Vetto (Belgian Blond Ale) e a recém lançada Mahal (India Pale Ale) que leva hibiscos na composição.

“Existe uma ideia comum de que cerveja é só no boteco, de que a cerveja para harmonizar com comida é a Weissbier, mas não, a cerveja vai além e pode expandir para milhares de experiências. A cerveja equilibra muito bem com diferentes produtos”, ressalta Júlia.

Para Carolina Cordova, do blog Treats And Trips, a harmonização de sorvete e cerveja surpreendeu:

“Adorei a combinação da Weiss junto ao sorvete de mascarpone e coulis de framboesa. As cervejas são deliciosas e foi uma surpresa muito boa essa união.”

Outro destaque no menu, de acordo com a blogueira, foi a combinação da Mahal, cerveja IPA com hibisco, junto ao sorvete de menta com chocolate.

“É aquela coisa assim, muito surpreendente e inesperada. Foi delicioso”, completa.

Já o sommelier e mestre em estilos Cláudio Oliveira, do blog Cervejolândia, ficou impressionado com a primeira degustação proposta pela chef:

“As harmonizações ficaram brilhantes, com destaque para Pilsner com sorbet de abacaxi. Aquele sorvete com a base da fruta, sensacional. Já conhecia as cervejas da Nüremberg, em quase sua totalidade. Tivemos esse encontro, com um pós-lançamento fantástico da IPA Mahal.”

Rodrigo Fontana, do blog Planeta Cervejeiro, já havia experimentado diversas combinações entre cervejas e sorvete, algumas com Stouts, trazendo uma base da tosta e da torra do café, misturando ao dulçor do sorvete.

"Acho que o ideal é isso, realmente ficar experimentando e testando cada vez mais e brincar com vários estilos e produtos e por que não unir a Cerveja ao doce também?"

Um novo encontro, com degustação e novas harmonizações, está sendo planejado para dezembro.

Imagens do encontro

Na foto posada do grupo: Caroline Zanao (Freddo), Rodrigo Fontana (Planeta Cervejeiro), a chef Júlia Miranda, Cláudio Oliveira (Cervejolândia), Adriano Pimenta (Nüremberg), Anderson Lobato (Pão Líquido) e Tiago Silva (Nüremberg)