Barley Wine de guarda celebra 1º ano da Cerveja Blumenau

Um dos diferenciais da 1850 é ter sido produzida exclusivamente com maltes especiais da Malteria Blumenau (Foto: Divulgação)

Um dos diferenciais da 1850 é ter sido produzida exclusivamente com maltes especiais da Malteria Blumenau (Foto: Divulgação)

Com o nome de 1850, nova cerveja homenageia a fundação da cidade catarinense

Para a Cerveja Blumenau, lançada em agosto de 2015, um ano foi tempo suficiente para conquistar oito medalhas nacionais e internacionais, lançar cinco rótulos, participar pela primeira vez no Festival Brasileiro da Cerveja e realizar os primeiros testes em uma estrutura própria para fabricação, com capacidade produtiva de 100 mil litros ao mês. Para comemorar, a cervejaria apresenta esta semana um rótulo chamado de 1850, uma Barley Wine de guarda, que pode ser consumida em até três anos. A indicação é que ela seja aberta depois de um ano para que algumas características sensoriais se intensifiquem. (Para acompanhar notícias sobre a Cerveja Blumenau, confira o Portal das Cervejarias, da Beer Art)

 
 

Valmir Zanetti, diretor da Cerveja Blumenau, lembra que o lançamento é uma promessa feita há um ano.

"Quando apresentamos o projeto da nossa cervejaria, prometemos que 12 meses depois estaríamos comemorando o sucesso desta trajetória com um rótulo em homenagem à fundação da cidade. Não imaginávamos que isso aconteceria na mesma semana em que realizamos o sonho de sermos uma das cervejarias da Oktoberfest e que a nossa estrutura própria estaria entrando em funcionamento", diz.

A confirmação da marca na maior festa alemã das Américas aconteceu no dia 24 de agosto, e a fábrica segue nos primeiros testes para iniciar a operação.

O nome do rótulo é uma alusão à data de fundação de Blumenau, 2 de setembro de 1850. Segundo alguns registros, cerca de uma década depois da imigração, os alemães que colonizaram a região já produziam cerveja em casa. Um dos atrativos da cidade é o Museu da Cerveja, que exibe equipamentos de antigas cervejarias que funcionavam na região. O Festival Brasileiro da Cerveja e a Oktoberfest, duas referências deste mercado no Brasil, também ocorrem em Blumenau.

A 1850 é uma cerveja escura com 8% de graduação alcoólica. Um dos diferenciais é que este rótulo foi produzido exclusivamente com maltes especiais da Malteria Blumenau.

"As micromaltarias ainda são novidades no Brasil e temos a sorte de contarmos com uma na cidade. Decidimos utilizar os maltes pale, barley loaf e blumenauer na nossa Barley Wine e o resultado foi ótimo", comenta o mestre-cervejeiro Fernando Lapolli.