A nova linha da Caravan Beer

Com a temática do jazz, lançamentos incluem cervejas com café maturadas em barril

 New England IPA é a base das três versões de lançamento da linha Caravan Records (Foto: Divulgação)

New England IPA é a base das três versões de lançamento da linha Caravan Records (Foto: Divulgação)

Como se fosse um selo de música nasce a nova linha de cervejas da Caravan Beer, a Caravan Records, que lançará seus álbuns em forma de cervejas. Com a finalidade de apresentar novas formas de expressão e estilos, em paralelo ao improviso do jazz, aqui as bandas se tornam estilos, e o primeiro deles é o New England IPA batizado de Hype. São três novos rótulos para abrir o lançamento da Caravan Records: Nude Hype (NE IPA), que entra na linha anual da cervejaria, e suas duas variações em parceria com o Franck's Ultra Coffee, a Coffee Hype - Side A (NE IPA com café envelhecido em barril de Bourbon) e a Latte Hype - Side B (NE IPA com lactose e café envelhecido em barril de Bourbon).

As novidades chegam na segunda quinzena de abril nos pontos de venda em todo o país. Outros estilos e improvisos serão lançados pela Caravan Records.

Jaimes Almeida, proprietário e cervejeiro da Caravan, comenta:

“A linha Caravan Records surgiu baseada em outras facetas do jazz como o improviso, a criatividade e inovação. Bebendo desta fonte de inspiração, vamos explorar o potencial criativo cervejeiro para buscar sempre excelência e equilíbrio como resultado de novas criações.”

O café entra na receita da Hype oferecendo mais complexidade ao produto e uma grande experiência sensorial. No estado verde o café captura boa quantidade de vanilina e lactonas da madeira de carvalho norte-americano - whiskey bourbon, responsáveis pelo toque natural de baunilha e notas de coco queimado, característico desses barris de tosta média. Todos os processos são naturais sem saborizantes artificiais nem aditivos.

Marcelo Franck da Franck's Ultra Coffee, explica:

“A Franck's Ultra Coffee preparou cafés de uma forma muito especial para estas receitas da Caravan. São grãos da variedade Topázio, cuidadosamente maturados em barris de whiskey bourbon. Mas o ponto crucial do processo foi observar o ponto de torra. Testada previamente até encontrarmos o ponto de 'crack' do café torrado, foi então que na torra final interrompemos antes do 1º crack. Com essa proposta de torra bem clara, conseguimos extrair um perfil aromático remetendo a favas de baunilha, creme brulée, chocolate branco e tudo isso com a vantagem de não afetar o SRM da cerveja.”


Os rótulos

Os três chegam disponíveis em lata (355ml) e chope, apresentam teoer alcoólico de 7,5% e utilizam o café Franck's Ultra:


caravan-coffee-hype-ne-ipa.jpg

CARAVAN COFFEE HYPE - SIDE A - É uma NE IPA aromática e fácil de beber, mesmo com a complexidade do café envelhecido em barril de Bourbon.


caravan-latte-ne-ipa.jpg

CARAVAN LATTE HYPE - SIDE B - É uma NE IPA com lactose, aromática e fácil de beber, mesmo com a complexidade do café envelhecido em barril de Bourbon.


CARAVAN NUDE HYPE - Foi a base utilizada nas duas versões: Coffee Hype e Latte Hype. Uma NE IPA com 25g/l de lúpulo, aromática, com corpo aveludado e suculento, trazendo frutas tropicais, complementado por notas cítricas e florais.


 

A Caravan Beer está no mercado desde 2016, quando lançou três rótulos em garrafas de 300ml: Summer Ale, American Pale Ale e West Coast. Em 2018 apresentou nova identidade visual, novos rótulos, Ginger Pale Ale e West Coast Citrus IPA, e agora lança sua no linha, a Caravan Records. A cervejaria participa da ConfraBeerSP, confraria formada por produtores de cerveja unida pelo propósito de promover a cultura cervejeira no Estado de São Paulo.