Bierland Blumenau, cerveja como da época da imigração alemã

Cerveja de edição limitada, reconstituição histórica, é relançada pela cervejaria catarinense

A Bierland reproduz um estilo único, dos alemãs que colonizaram região catarinense no século 19 (Foto: Divulgação)

A Bierland reproduz um estilo único, dos alemãs que colonizaram região catarinense no século 19 (Foto: Divulgação)

Cerveja sazonal produzida em comemoração ao aniversário de Blumenau (SC), comemorado no início de setembro, a Bierland Blumenau está de volta. É uma reinterpretação histórica das antigas cervejas produzidas pelos imigrantes alemães que colonizaram essa região catarinense no século 19.

De coloração amarelo palha e naturalmente turva, que traz aroma de malte, notas florais e alguma complexidade, a Bierland Blumenau é leve e refrescante.

O sommelier de cervejas da Bierland, Yuri Holbrich, explica:

“Por ser uma cerveja de corpo médio-baixo e amargor assertivo, harmoniza bem com pão caseiro e queijo kochkäse ou salsichas alemãs.”

Localizada em Blumenau (SC), a cervejaria Bierland surgiu da iniciativa de três sócios. Foi inaugurada em agosto de 2003, e traduzindo do alemão, o nome significa “Terra da Cerveja”, uma homenagem à cidade onde está localizada. Atualmente a Bierland produz 14 cervejas entre as de linha e sazonais.

Em 12 anos de atividades, a Bierland já é uma das cervejarias artesanais mais reconhecidas do Brasil. Ao todo, contabiliza 104 premiações, em competições nacionais e internacionais, como o International Beer Challenge, World Beer Awards, Concurso Brasileiro de Cervejas, South Beer Cup, Copa Cervezas de America, entre outros. Para o sócio proprietário, Eduardo Krueger, as cervejas da Bierland são frutos do trabalho intenso de uma equipe comprometida com a qualidade.

“Nossas receitas são inspiradas em estilos de diferentes escolas cervejeiras, tais como alemã, belga, inglesa e norte americana, acrescentadas de uma dose de criatividade e ousadia que traz personalidade a cada uma delas”, destaca Krueger.

As bebidas da cervejaria blumenauense podem ser encontradas em todos os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal e alguns estados do Norte e Nordeste do país, como Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Pará, Rondônia e Roraima.