Bauernfest tem horário de funcionamento estendido

Cerveja artesanal da serra fluminense é uma das atrações da festa germânica em Petrópolis (Foto: Divulgação)

Para conferi a programação da edição de 2022, clique aqui

As novidades da 29ª Bauernfest começam pelo horário de funcionamento da festa, em 2018 estendido com a expectativa de aumentar o movimento nas barracas também durante a semana. Diferentemente dos anos anteriores, agora em todos os dias do evento a abertura passa a ser 10h. Até 2017, esse era o horário restrito aos fins de semana. A Festa do Colono Alemão ocorre entre 22 de junho e 1º de julho, no Palácio de Cristal e arredores, em Petrópolis (RJ). (Para dicas sobre a Bauernfest, clique aqui)

O prefeito Bernardo Rossi destaca:

“A Bauernfest é uma celebração a cultura alemã, um resgate das raízes da nossa cidade. É a festa mais tradicional do nosso calendário. Um evento que valoriza a nossa cultura, encanta os visitantes e por consequência fomenta o turismo, gerando empregos e fortalecendo a economia.”

O secretário da Turispetro, Marcelo Valente, comenta:

“O evento já é um sucesso de público. É a nossa maior festa. Mas lançamos o desafio de preencher a Bauern também de segunda à quinta-feira, durante o dia, quando o movimento é menor. Normalmente, as barracas abriam apenas a partir de 15h, e agora vamos começar o evento já pela manhã. Muitos turistas que se hospedam na cidade no período da festa terão a oportunidade de ir mais cedo, com mais calma e aproveitar melhor o evento.”

Os novos horários de funcionamento da Bauernfest estavam previstos no edital de licitação das barracas de alimentação. A abertura do evento, no dia 22 de junho, será de 18h à meia noite. E a partir do dia seguinte até o encerramento a festa abrirá sempre às 10h. No total, o evento vai contar com 30 barracas, entre alimentação e bebidas, souvenir e fotografia. Elas estarão no Palácio de Cristal, na Rua Alfredo Pachá e na Praça da Liberdade. Além disso, 10 barracas com artesanato local completam a estrutura.

As comidas típicas alemãs estão entre os pontos altos da festa. Este ano, a expectativa é de que sejam consumidas oito toneladas de salsichão, além de 130 mil litros de cerveja. Mas as barracas oferecem opções de alimentação para todos gostos, seguindo sempre as tradições e receitas germânicas, como saladas de batata, sopa de ervilhas, goulash e doces típicos, entre diversas outras opções.