Bauernfest atrai mais de 150 mil pessoas no 1º fim de semana

Além dos quatro palcos oficiais da Festa do Colono Alemão, comércio local reforçou evento

Festa se realiza até 2 de julho em Petrópolis, na região serrana do Rio (Foto: Divulgação)

Festa se realiza até 2 de julho em Petrópolis, na região serrana do Rio (Foto: Divulgação)

Mais de 150 mil pessoas se reuniram em Petrópolis (RJ) para se divertir no primeiro fim de semana da 28ª Bauernfest. A Festa do Colono Alemão, iniciada na sexta-feira, 23, e segue até 2 de julho no Palácio de Cristal e arredores. O público circulou pelos quatro palcos oficiais da festa – além do Palácio de Cristal, as Praças da Liberdade, Visconde de Mauá e Petropolitano FC. A expansão da festa garantiu um público ainda maior no evento, abraçado pelo comércio e empresários que também aderiram ao principal evento da cidade com outros espaços com programação e gastronomia típica alemã. Confira aqui o especial com tudo o que você precisa saber sobre a Bauernfest 2017

O prefeito Bernardo Rossi destacou:

“Estamos muito felizes com o grande número de pessoas que estiveram na nossa Festa do Colono Alemão e aproveitando a cidade. Isso prova a consolidação e tradição do evento e também como as novidades acrescentam valor à festa. Mais felizes ainda em ver como a cidade abraçou o evento, se apropriando da festa com decoração e espaços com atrações especiais por conta da festa. Nosso comércio estava lotado. Estamos ansiosos pelos próximos dias do evento que segue durante a semana até domingo com muita programação bacana.”

A rede hoteleira também comemorou o mais importante evento do calendário da cidade com 96,35% dos leitos no Centro e arredores ocupados e 80,87% nos distritos – de Cascatinha à Posse. A prévia para o segundo fim de semana da Festa do Colono Alemão já tem boas expectativas com ocupação de 92,90% no primeiro distrito e 60,92% nos demais. Os atrativos também ficaram movimentados, como o Museu Casa de Santos Dumont que recebeu 2.811 visitantes nesse período.

O número de turistas em grupos que registraram a passagem na festa no Centro de Informação Turística (CIT) do Palácio de Cristal – montado especialmente para o evento – já superou o número de turistas registrados em todos os CITs da cidade no primeiro fim de semana da edição passada da festa. Foram 1.933 turistas em 42 grupos registrados no CIT do coração da festa, neste fim de semana. Em todos os CITs da cidade, no ano passado, foram registrados 1.280 turistas durante todo o período da festa.

Marcelo Valente, secretário da TurisPetro, que organiza o evento em parceria com o Instituto Municipal de Cultura e Esportes, comenta:

“Nossa cidade só tem a comemorar em ter um evento tão importante que alcança público de várias regiões do estado e do país. O comércio em geral, as lojas e restaurantes estavam cheios. O resultado do fim de semana foi ótimo, mostrando a grande procura nos hotéis inclusive nos distritos, que ficam mais afastados da festa. Isso mostrou como o público queria estar aqui para festejar com a gente esse evento tão lindo, como a Bauernfest”

Programação variada

Mais de 40 apresentações de dança folclórica, teatro, atividades culturais e música animaram os quatros palcos da Festa do Colono Alemão. A programação contou também com o tradicional desfile - que atraiu 15 mil pessoas no domingo, 25 -, concursos de chope em metro e do chapéu mais enfeitado, além da novidade com o concurso de cuca e a primeira edição dos Jogos Germânicos, que divertiu o público na Praça da Liberdade. Durante a festa, os visitantes também se encantaram com a realeza da festa, a Rainha Larissa Graebner e as princesas Ana Beatriz Zillig Klippel e a Segunda Tânia Mello.

O diretor-presidente do IMCE, Leonardo Randolfo, observa:

“Recebemos público de todas as idades, com famílias, grupos de amigos, muitas crianças e idosos, enfim, um público bem variado. E todos aproveitando a programação que a festa oferece nos quatro palcos repletos de visitantes curtindo a nossa festa, aderindo à influência germânica com bandeiras, chapéu ou algo que remeta a cultura dos nossos colonizadores. Ainda temos muita programação durante a semana, com o burgo alemão aberto todos os dias até domingo.”

Na primeira edição da apetitosa competição da melhor cuca, 10 concorrentes deixaram os jurados e público com água na boca com suas criações. A descendente de alemães, Lea Elisa Barcellos Guimarães, de 75 anos, garantiu o prêmio com a receita da avó de uma tradicional cuca de banana.

“É uma receita da minha avó, que aprendi com a minha mãe. Todas nós sempre fizemos. Eu me lembro da minha mãe fazendo essa cuca, o pão alemão em um forno enorme que ela fazia uns 20 pães. A minha filha me incentivou a participar e ganhei. É um concurso que resgata essa tradição das famílias”, comemorou a vencedora.

No concurso de chope em metro – realizado todos os dias às 20h – já estão classificados para a grande final no dia 2 de julho os concorrentes Daniel de Oliveira e Felipe de Souza Agostinho, na categoria masculina, e Carolina Vianna e Adriana Kronemberg na feminina.

Confira aqui o especial com tudo o que você precisa saber sobre a Bauernfest 2017