Primeiro desfile da 28ª Bauernfest atrai 15 mil pessoas

Grupos Folclóricos e descendentes dos colonos ocuparam ruas do Centro Histórico de Petrópolis

Desfile no primeiro domingo da Bauernfest foi uma das primeiras atrações da festa que se estende até 2 de julho (Foto: Divulgação)

Desfile no primeiro domingo da Bauernfest foi uma das primeiras atrações da festa que se estende até 2 de julho (Foto: Divulgação)

Com alegria, música e dança folclórica, a cultura germânica ocupou as ruas do Centro Histórico, na manhã de domingo, 25, durante o primeiro desfile da 28ª Bauernfest. Tradição na Festa do Colono Alemão, o momento que marca o principal evento da cidade atraiu cerca de 15 mil pessoas. O público acompanhou em todo o trajeto os mais de 600 participantes do desfile, feito pelo Clube 29 de Junho, descendentes dos colonos, grupos folclóricos, bandas marciais, além da Realeza da Bauernfest 2017 e a presença especial da Rainha da Oktoberfest, de Blumenau. Confira aqui o especial com tudo o que você precisa saber sobre a Bauernfest 2017.

O desfile conquistou o público com o repertório das bandas marciais, as coreografias e performances dos grupos folclóricos e atrações, a Rainha Larissa Graebner, as princesas Ana Beatriz Zillig Klippel e Tânia Mello e a Rainha da Oktoberfest, Bruna Ponchielli.

“Desde que me entendo por gente faço questão de acompanhar o desfile. Temos que prestigiar, pois faz parte da nossa história. Toda a cidade tem que valorizar a festa, a questão cultural, independente da ascendência. Eu tenho ascendência italiana, mas sou fã de carteirinha da Bauernfest”, disse a professora Letícia Maganim, que estava acompanhada da filha de 9 anos.

O desfile também atrai um público fiel de turistas, que chegaram cedo para acompanhar todas as alas.

“Gostamos muito da alegria dessa festa, da cultura, gastronomia de tudo. Com certeza é um evento muito importante para a cidade e muito bacana. Tanto que estamos vindo pela segunda vez. Viemos cedo, pois adoramos esse desfile, e depois vamos curtir a festa toda”, comentou a dona de casa Adriana Abreu, de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, que estava com um grupo de 13 pessoas, incluindo crianças com idades de 3 a 14 anos.

Além da plateia cativa, novos admiradores marcaram presença no primeiro desfile da Festa do Colono Alemão. Foi o caso da moradora de São João de Meriti, Silvia Lemos. Ela, o marido e o casal de filhos acompanhavam atentos a cada movimento das alas.

“É muito animado, muito bonito. Fiquei sabendo na sexta à noite dessa festa pelo jornal e pedi ao meu marido para virmos com as crianças. Elas estão adorando, pois elas gostam de tudo que é cultural. Estamos encantados de verdade com essa festa”, disse.

E o desfile atraiu também petropolitanos que ainda não tinham participado da festa. Foi o que fez a aposentada Maria Luiza Arnizoldi, de 95 anos, levada pela cuidadora Neide da Silva, 66 anos. Ambas prestigiaram o momento.

“Estou gostando. É muito bonito”, disse Maria Luiza. “Já até mandei foto dela para a filha que está na França”, contou a cuidadora.