Baden Baden lança cerveja produzida com lúpulo nacional

Além de apresentar a Märzen, a cervejaria reinaugura tour após reforma da fábrica

O projeto é realizado em parceria com a Fazenda Viveiro Frutopia (Foto: Divulgação)

O projeto é realizado em parceria com a Fazenda Viveiro Frutopia (Foto: Divulgação)

Durante evento que celebrou o fim da colheita da segunda safra de lúpulo, a Baden Baden apresentou, na quarta-feira, 12), seu novo rótulo. A Baden Baden Märzen é produzida exclusivamente com lúpulo 100% nacional. O encontro foi realizado na Fazenda Viveiro Frutopia, em São Bento do Sapucaí (SP), local onde a parceria foi iniciada há três anos com objetivo de desenvolver e fomentar o plantio do insumo em solo brasileiro, e seguiu para fábrica da marca em Campos do Jordão (SP), onde houve a reinauguração do Baden Baden Tour, reformulado para oferecer uma nova experiência aos mais de 50 mil visitantes que passam por lá todos os anos.

O Brasil está entre os maiores produtores de cerveja do mundo, mas alguns insumos ainda são importados de outros países e o lúpulo se encaixa nesse contexto. O clima tropical do país não apresenta as condições ideais para tal cultivo, o que desafia produções experimentais, como houve no Rio Grande do Sul entre 2014 e 2015 (saiba mais aqui). A tentativa da Baden Baden, voltada para uma escala comercial, foi uma aposta audaciosa e vem se mostrando bem-sucedida. Já na primeira safra, em 2015, parte da colheita pode ser aproveitada na produção da Baden Baden 15 anos, rótulo comemorativo da marca, e agora o projeto deu mais um passo com fornecimento de insumo com qualidade e quantidade para desenvolver uma nova cerveja.

Rubens Matos, gerente de Pesquisa & Desenvolvimento da Brasil Kirin, destaca:

“Acreditamos que iniciativas como esta pode ser um marco no desenvolvimento da cadeia cervejeira e, quem sabe, a longo prazo nos tornar uma potência no setor. Afinal, terra e solo nós temos, conhecimento sobre cerveja também. O que buscamos desde 2014, quando iniciamos esta parceria, foi entender como o cultivo de lúpulo se comporta no clima local e como chegar em um produto final com qualidade e capaz de suprir a criação e produção de uma nova cerveja. A Baden Baden é pioneira nesse assunto e acreditamos que este seja o começo de um futuro empreendedor bastante promissor.“

O projeto é realizado em parceria com o agricultor proprietário da Fazenda Viveiro Frutopia, Rodrigo Veraldi Ismael. Movido por curiosidade, ao ter contato com algumas sementes canadenses com um amigo, ele decidiu experimentá-las em solo tropical.

“É um momento de muita alegria e realização. Após a concretização do apoio da cervejaria Baden Baden pudemos realmente ver um futuro com esse projeto. Acreditamos muito no potencial da produção do lúpulo e no legado que esta iniciativa irá deixar para o mercado cervejeiro” explica Rodrigo.

A Baden Baden Märzen

Märzen, que significa de março em alemão, é um estilo originário da região da Bavária, onde no século 15 existia um decreto de proibição de produção de cerveja entre 24 de abril e 28 de setembro. A nova receita foi desenvolvida para obter um líquido que durasse o período de proibição.

A variedade brasileira do lúpulo recebeu o nome de Mantiqueira. Märzenbier tem amargor agradável, aroma levemente cítrico, com sabor de malte e corpo equilibrados, cor dourada, e espuma cremosa. A cerveja reflete a busca pela melhor harmonização entre os quatro elementos básicos de uma cerveja que muitos já conhecem: água, malte, lúpulo e levedura.

“O trabalho foi, sem dúvidas, bastante desafiador, mas acreditamos profundamente que o caminho que estamos seguindo nos deixa cada vez mais próximos de nosso objetivo final. Apreciamos a Baden Baden Märzen com a certeza de sua qualidade e aguardamos ansiosos pela safra de 2018”, celebra Sidney Telles, mestre cervejeiro da cervejaria Baden Baden.


Serviço

  • O quê: Baden Baden Tour
  • Onde: Campos do Jordão (SP)
  • Como: informações adicionais e agendamentos podem ser feitos por meio do email badenbadentour@brasilkirin.com.br