Cervejaria Nacional lança 2ª edição da Pingado IPA

Colaborativa chega às torneiras da fábrica-bar da capital paulista no dia 14 de setembro

India Pale Ale com adição de duas variedades de café é resultado da parceria entre a Nacional, Doug Odell, Tarantino Brewers e Coffe Lab (Foto: Mariana Buck/Divulgação)

Da parceria entre Cervejaria Nacional, Doug Odell (da Odell Brewing Co), Tarantino Brewery e Isabela Raposeiras, que comanda o Coffee Lab, retorna a Pingado IPA. Inspirada na sua primeira edição, a cerveja será oferecida no brewpub da capital paulista a partir de 14 de setembro, até serem consumidos os 450 litros produzidos.

A Pingado é uma India Pale Ale com lúpulos americanos cítricos Crystal e Amarillo, além do alemão Mandarina Bavaria. A receita recebe adição nobre de café selecionado e produzido por Isabela Raposeiras, no Coffee Lab. Duas variedades de grãos foram utilizadas.

A primeira foi o Cataí 81, adicionado durante a brassagem - produzido por José Leandro Romão, no Sítio Bela Vista em Castelo, Espírito Santo. Tem notas de frutas e textura láctea. Já o 2SL aparece na etapa fria do processo, com os lúpulos no dry hop/dry coffee – oriundo do Sítio Rancho Dantas, de Brejetuba, também no Espírito Santo. Apresenta aromas e sabores raros que remetem aos cafés africanos. A colaborativa apresenta uma coloração alaranjada intensa, teor alcoólico de 7,5% e amargor de 50 IBU.