Cerveja

Vila St. Gallen lança chope de trigo para a primavera

Berliner Weisse será servido na versão tradicional e com toque de frutas tropicais

Sugestão de harmonização do chef do Herlekin Pub é polvo com batatas (Foto: Rodrigo Azevedo/Divulgação)

Sugestão de harmonização do chef do Herlekin Pub é polvo com batatas (Foto: Rodrigo Azevedo/Divulgação)

Inspirada nas tradições alemães, a Vila St. Gallen, em Teresópolis (RJ), vai brindar a chegada da primavera com o chope de trigo no estilo Berliner Weisse. Produzido pelo mestre-cervejeiro Carlos Hesse e pelo cervejeiro Gabriel Di Martino, o chope de primavera tem 5% de teor alcoólico, amargor leve (10 IBU), acidez mais acentuada e aromas acéticos. Desta vez, o chope da estação chega em duas versões: a bebida com suas características originais e a opção maturada com a adição de uma fruta tropical.

Carlos Hesse explica:

“Temos o objetivo de surpreender nosso público em todas as estações do ano, sem fugir de nossas tradições. Para a primavera, resolvi criar duas combinações diferentes. A Berliner Weisse tradicional de trigo, fermentada através de lactobacilos, que conferem à cerveja uma acidez mais acentuada, assim como aromas acéticos característicos, deixando a cerveja levemente azeda. E a versão com um toque especial de uma fruta tropical, a cara dessa estação. A cada duas semanas, um novo lote será produzido com uma fruta surpresa diferente.”

A temperatura recomendada para servir o chope é de 5 a 7°C. Para harmonizar, o chef Lucas Mendes, do restaurante Harlekin Pub, na Vila St. Gallen, sugere polvo com batatas. Polvo grelhado, extremamente macio e suculento por dentro, com uma casquinha leve e tostada por fora, marinado em ervas com vinagre. Batata assada, depois esmagada e regada com azeite extra virgem e ervas. A harmonização ficará disponível até o final da estação.