Cerveja

Ambev lança campanha por economia de água em bares

Mais de 300 mil cartilhas trazem dicas para reduzir em até 62% o consumo

Material foi preparado por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente

Material foi preparado por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Ambev lança campanha nacional para incentivar proprietários e profissionais de bares e restaurantes a diminuir o consumo de água nos estabelecimentos. A companhia anunciou que distribuirá mais de 300 mil cartilhas em pontos de venda de todo o Brasil com orientações sobre como reduzir desperdícios e aumentar a eficiência no uso da água. A promessa é de que, se todas as dicas forem seguidas, a redução do consumo pode chegar a 62%.

Conforme a Ambev, foram investidos dois meses em pesquisas de campo para entender quais eram os principais pontos de consumo de água nos bares. O objetivo desse mapeamento era identificar as melhores oportunidades para diminuir o consumo de água, por meio da redução do desperdício e no aumento da eficiência. A empresa garante que as orientações são simples, podem ser adotadas de maneira prática e rápida e o investimento realizado pelos donos dos bares para implantar as novas medidas é baixo, e a economia gerada compensa o valor investido em até dois meses.

Algumas das dicas:

  • A instalação de um simples arejador nas torneiras do banheiro, com apenas R$ 10, pode significar uma economia na conta de água de 76%.
  • Se o bar substituir as válvulas hidráulicas dos vasos sanitários por caixas acopladas, a redução do consumo pode chegar a 50%.
  • Ensaboar todos os copos e pratos antes de enxaguar, por exemplo, pode diminuir em até 80% o consumo de água nas pias.

O gerente de relações corporativas da Ambev, José Roberto Brandi, afirma:

“Essa campanha é uma extensão do que já fazemos internamente em nossas fábricas. A Ambev já é referência mundial em economia de água no processo produtivo de bebidas. Com essa mobilização nacional, queremos dividir nossos conhecimentos e experiências adquiridas nos últimos 20 anos engajando nossos parceiros mais próximos nesta causa.”

Entre as ações voltadas para o uso eficiente da água nas operações industriais, estão: sistema estruturado que controla o consumo de água em cada etapa do processo produtivo, investimento contínuo em novas tecnologias e equipamentos, reuso de água nas fábricas e parcerias com outras companhias para o reaproveitamento dos efluentes tratados. A Ambev contabiliza que, com esse trabalho, reduzir em 40% o consumo de água nos últimos 12 anos.