Cerveja

BH recebe curso de sommelier de cervejas

Serão degustados mais de 90 rótulos nas aulas, entre agosto e outubro

Curso terá 80 horas aula e jantar harmonizado para estudo (Foto: Divulgação)

Curso terá 80 horas aula e jantar harmonizado para estudo (Foto: Divulgação)

Pela primeira vez, Belo Horizonte (MG) recebe o curso profissional de Sommelier do Instituto da Cerveja Brasil. As aulas começam em 1º de agosto e se estendem até outubro. Com duração de 80 horas, a formação é certificada pelo Instituto e pela ASI (Association de la Sommellerie Internationale - França).

O curso foi concebido em parceria com a ABS-SP (Associação Brasileira de Sommelier de São Paulo), e especificamente a organização das aulas em Belo Horizonte contou com a colaboração da Lamas Brew Shop, fornecedora de soluções para a produção independente de cerveja no Brasil. O objetivo é capacitar alunos como sommeliers profissionais ou como consultores/assessores dos diversos segmentos do mercado – cervejarias, lojas, bares –, dando uma visão real e abrangente da profissão e aplicando eficiente e intensivo treinamento prático nas variadas vertentes da atividade.

Segundo Estácio Rodrigues - cofundador do Instituto da Cerveja Brasil e um dos coordenadores do curso -, ao final das aulas, os participantes estarão aptos a analisar tecnicamente diferentes estilos e a sugerir o mais adequado para variados gostos - contribuindo para um consumo consciente, responsável e mais prazeroso.

“Além disso, os alunos conseguirão harmonizar adequadamente variados estilos gastronômicos, elaborar cartas para diferentes pontos de venda, promover eventos de degustação e harmonização para diversos públicos, servir de acordo com diretrizes comportamentais e técnicas recomendadas - para satisfazer o cliente da melhor maneira possível, além de utilizar conceitos e estratégias de marketing e de mercado para alavancar vendas e difundir a cultura cervejeira no seu local de trabalho”, ressalta Estácio.

O curso terá, ainda, a inclusão na grade curricular de um jantar harmonizado, que contemplará entrada, prato principal e sobremesa, que serão acompanhados por três rótulos de cervejas distintas, ou seja, uma para cada prato. Será um mix de aula com jantar, no dia 16 de outubro.

O conteúdo do curso abrange história da bebida, técnicas de degustação, matérias-primas utilizadas em sua produção, processo de fabricação e famílias das cervejas, as diferentes escolas cervejeiras, análise sensorial, técnicas de harmonização e de elaboração de carta de cervejas, visita a microcervejaria, entre outros temas detalhados no site do Instituto da Cerveja e disponíveis neste link.

Para se inscrever, é necessário ter completado o Ensino Médio. O certificado só será emitido se o aluno tiver, no mínimo, 80% de frequência nas aulas e uma nota média igual ou maior a 5,0 (cinco). A avaliação será feita por meio de duas provas teóricas objetivas, uma prova prática dissertativa e um trabalho.

Além Estácio Rodrigues (que tem MBA em gestão de negócios pela ESPM), ministram o curso os outros dois cofundadores do Instituto: Kathia Zanatta (beer sommelier pela Doemens Academy e mestre-cervejeira pelo Siebel Institute/USA e Doemens Academy/Alemanha) e Alfredo Ferreira (mestre-cervejeiro pela Doemens Academy). A lista de professores inclui Fernando Carvalho (gastrônomo, sommelier de cervejas e mestre em estilos pelo ICB e ABS-SP), Edu Passarelli (especialista em cervejas e em gestão de negócios em serviços de alimentação) e Alexander Moraes (especialista em padrões gastronômicos, sommelier de cerveja e mestre em estilos pelo ICB e ABS-SP).


Serviço

  • Quanto: R$ 3.300,00
  • Quando: de 1º de agosto a 18 de outubro, das 9h às 18h, com duração de 80 horas (datas 1º e 2 e 22 e 23/8, 12 e 13/9 e 3 e 4 e 16, 17 e 18/10) - visita à fábrica ainda sem data definida
  • Onde: Belo Horizonte (MG), em um local ainda em definição
  • Inscrição: via email claudia.bonadia@institutodacerveja.com.br