“Bode In Town” começa no dia 22/4

Os pratos dos restaurantes curitibanos serão harmonizados com os rótulos da Bodebrown:  Cacau Wee, Perigosa e Curitiba Pale Ale (Foto: Divulgação)

Os pratos dos restaurantes curitibanos serão harmonizados com os rótulos da Bodebrown:  Cacau Wee, Perigosa e Curitiba Pale Ale (Foto: Divulgação)

Festival une cervejas da Bodebrown com pratos do Bar do Victor e Forneria Copacabana

Com a proposta de celebrar o casamento entre cervejas especiais e gastronomia, o festival “Bode In Town” reunirá, em Curitiba (PR), rótulos da Bodebrown com cardápios do Bar do Victor e Forneria Copacabana. De 22 de abril a 5 de maio, os restaurantes vão oferecer aos clientes um menu degustação composto por três pratos, harmonizados com os destaques da cervejaria curitibana: Cacau Wee, Perigosa e Curitiba Pale Ale. Esta última, produzida na Inglaterra em parceria com a Adnams, acaba de ser lançada no país.

No cardápio do Bar do Victor, criado pelo chef Claudinei Oliveira com participação do restauranteur Francisco Urban, o menu traz Concassé de siri, Lula grelhada com spaghetti de abobrinha e Carpaccio de maçã com brie e geléia de frutas vermelhas e pimenta. Já na Forneria Copacabana, o chef e restauranteur Beto Madalosso apresenta menu com Tartar de salmão, Purê de batata com ragú de cogumelos e Figos grelhados com sorvete de gorgonzola. “Queremos reforçar a ideia da diversidade que existe dentro da cerveja artesanal, convidando o público para uma viagem sensorial”, conta Samuel Cavalcanti. “Nossa sacada é mostrar o mundo policromático e muito rico em sabores que a produção cervejeira especial traz, combinando com a gastronomia”.

As cervejas e as harmonizações

Festival de harmonização ocorre até 5 de maio (Foto: Divulgação)

Festival de harmonização ocorre até 5 de maio (Foto: Divulgação)

Para harmonizar com os pratos, o cervejeiro Samuel Cavalcanti, da Bodebrown, selecionou rótulos consagrados e lançamentos aguardados. “Apresentamos uma sugestão de harmonização, mas é apenas uma indicação. O público pode, e deve, ficar à vontade para avaliar as combinações que lhe parecem mais agradáveis. Afinal, também buscamos desmistificar e simplificar o tema. Cerveja combina mais com descontração do que com padrões rígidos”.

A Curitiba Pale Ale é uma produção conjunta com a cervejaria inglesa Adnams, utilizando o clássico estilo britânico com pimenta rosa. Acaba de chegar ao Brasil. Lúpulos da Inglaterra e Estados Unidos completam a produção, que passa por uma segunda fermentação após ser levada ao barril, o que garante um sabor único. A história dela começou no ano passado, quando Samuel e seu irmão e sócio, Paulo Cavalcanti, foram até a Inglaterra produzir uma cerveja com DNA brasileiro para ser vendida numa rede de 900 pubs britânicos durante a Copa do Mundo. Fez tanto sucesso que ganhou uma reedição e finalmente chega ao mercado brasileiro, engarrafada. Sugestão de harmonização: Concassé de Siri (Bar do Victor) e Tartar de Salmão (Forneria Copacabana).

Cacau Wee une a receita tradicional Wee Heavy com semente de cacau baiano tostado (Foto: Divulgação)

Cacau Wee une a receita tradicional Wee Heavy com semente de cacau baiano tostado (Foto: Divulgação)

Já a Perigosa é marcada pela presença de lúpulos com aromas cítricos e amargor elevado. Levou medalha de ouro em eventos internacionais como Mondial de La Bièrre da França (2013), Festival Brasileiro de Blumenau (2014) e South Beer Cup (2014). Conta com notas de maracujá e goiaba e 9,2% de teor alcoólico. Sua harmonização sugerida é com Lula grelhada com spaghetti de abobrinha (Bar do Victor) e Purê de batata com ragú de cogumelos (Forneria Copacabana).

A Cacau Wee traz uma releitura de um clássico da cervejaria. A tradicional Wee Heavy foi produzida com toques de semente de cacau baiano tostado, aliado a sete tipos de malte. Com grau alcoólico de 8%, a cerveja ganhou o Mondial de La Bière Montreal 2014 com um nome para exportação: Brazilian Cacau Ale. Como é uma releitura da Wee Heavy, para o mercado nacional ganhou o nome Cacau Wee.

A harmonização sugerida é com Carpaccio de Maçã com Brie e geleia de frutas vermelhas e pimenta (Bar do Victor) e Figos Grelhados com Sorvete de Gorgonzola (Forneria Copacabana).

  • Serviço:
  • O que: Festival Bode In Town - Cardápio especial harmonizado com cervejas da Bodebrown
  • Quando: de 22 de abril a 5 de maio, apenas no jantar.
  • Onde: Bar do Victor (Rua Lívio Moreira, 284 – São Lourenço), Forneria Copacabana Itupava– (Rua Itupava 1155 – Hugo Lange) e Forneria Copacabana Iguaçu (Avenida Iguaçu, 2820 - Água Verde)