Novidades que as cervejarias vão lançar em Blumenau

Entre os destaques estão as colaborativas e as cervejas envelhecidas

Entre os cerca de 600 rótulos disponíveis, haverá inúmeros lançamentos no Festival Brasileiro da Cerveja, de 11 a 14 de março, no Parque Vila Germânica, em Blumenau (SC). Seria impossível reunir em uma matéria as novidades de todas as cervejarias. Por isso, a Beer Art usou como critério consultar as 10 cervejarias mais premiadas no concurso de 2014. Oito delas responderam, e você confere a seguir, em ordem alfabética pelo nome da cervejaria.


Amazon Beer

Cervejaria que em 2014 conquistou o prêmio de melhor cerveja com a Açaí Stout, a Amazon Beer, de Belém (PA), terá como novidade uma colaborativa feita com duas cervejarias do Sul, mais precisamente as paranaenses Bodebrown e De Bora Bier. Trata-se da Cupulate Porter, feita com chocolate que em vez de cacau leva cupuaçu.


Bamberg

O grande destaque da Bamberg, de Votorantim (SP), será a Weizenbock Helles maturada por 4 anos em barril de carvalho. A cervejaria também levará a Sepultura Ale (segunda cerveja da banda, lançada este ano comemorar os 30 anos de carreira da Sepultura).


Bier Hoff

As novidades da curitibana Bier Hoff para o Festival Brasileiro da Cerveja são: a Cocada Preta (porter com 5,9% de teor alcoólico e com adição de coco queimado e cacau), a Apache (American Pale Ale com 5,2% de teor alcoólico e sete variedades de lúpulo) e a American Wheat (não filtrada, com 4,7% de teor alcoólico e seis variedades de lúpulo).


Bodebrown

De Curitiba (PR), premiada como a melhor cervejaria do ano em 2013 e 2014, a Bodebrown terá, entre as novidades, a Cupulate Porter (colaborativa com a AmazonBeer e a De Bora Bier - com adição de chocolate de cupuaçu), a Session Ipa (colaborativa com a Providência), a Grodziskie Grätz Polska (cerveja leve de estilo histórico polonês feita com malte de trigo defumado no carvalho), a Blend Of Ale (feita a partir do Blend de 3 Ales da cervejaria), a Burton Pale Ale (homenageia as Pale Ales de Burton on Trent), a Hop Weiss Sorachi Ace (com dry hopping, de lúpulo japonês), a Saint Arnould 6 (cerveja do tipo Abadia que leva especiarias, primeira da série que a Bodebrown estará lançando), e a Schokoladen Roggen Bock (colaborativa com a Das Bier feita com malte de centeio e cacau nibs). Da série de bebidas envelhecidas estarão disponíveis a Atomga Cherry Wood Aged (Imperial Stout envelhecida em barris de carvalho com adição de cerejas frescas do Chile), a Double Perigosa Wood Aged 2014 (Cabernet Sauvignon), a Wee Heavy Wood Aged 2014 (Amburana Barrel), Wee Heavy Wood Aged American Oak (Red Wine Barrel), Tripel Montfort Wood Aged 2014 (Cabernet Sauvignon Barrel) e a Tripel Montfort Wood Aged Chardonnay Barrel (White Wine Barrel). Outra novidade é o chope importado da Inglaterra, o Mosaic Pale Ale, uma espécie de American Pale Ale com 4,1% de teor alcoólico.


Colorado

Os principais destaques da Colorado no Festival são a Carambreja (saison de carambola e manjericão, criada em parceria com o bar Brejas, de Campinas/SP), a Ybá-ia (saison com uvaia produzida em colaboração com o premiado norueguês Kjetil Jikiun, da Nogne Ø, e a Tupiniquim, de Porto Alegre/RS), e a Marguerite (saison que surgiu de uma brassagem com o cervejeiro da centenária Brasserie St. Feullien).


Invicta

Para o Festival a Invicta, de Ribeirão Preto (SP), leva um pacote de novidades: uma nova marca, a reformulação de todos os rótulos e o lançamento da Transatlântica Brett. A nova cerveja é uma Sour, com cajá. A Transatlântica Brett é uma colaborativa entre o mestre-cervejeiro e proprietário da Invicta, Rodrigo Silveira, o alemão Sebastian Mergel, da Bierfabrik, e o belga Sébastien Morvan, da Brussels Beer Project, presidente e membro da Associação Global dos Cervejeiros Artesanais (Global Association of Craft Beer Brewers), da qual faz parte o brasileiro.


Seasons

A Seasons, de Porto Alegre (RS), levará para o Festival uma prévia da Dubbel Dragon, uma dubbel que será lançada oficialmente no inverno de 2015. Além dela, a BasiliCow (witbier com 'muito' manjericão). Também estarão em Blumenau os lançamentos de janeiro: Holy cow #2 (segunda edição da colaboração com a Green Flash) e Blanchieta (witbier sazonal feita com cascas de limão siciliano e coentro).


Wäls

Entre os novos rótulos que a Wäls, de Belo Horizonte (MG), levará para o Festival está um particularmente inédito: o primeiro da união com a Bohemia (Ambev), a Saison d´Alliance (com leveduras da cerveja Leffe, sálvia, gengibre, hortelã e lúpulos amarillo e cascade). Também são novidades a Session Hiratake (Session IPA com cogumelos Hiratake Salmão e lúpulos Jarrylo e Ella), a Wild Ale EAP, a Wäls EAP Barley Wine 2015, a Petroleum Aged (maturada por 6 meses em barrica de carvalho francês de cachaça Salinas e com cacau da República Dominicana) e a Quadruppel Aged (maturada por 6 meses em carvalho Francês de cachaça Salinas)