Cerveja, Cervejarias, BeerArt, Clubes cervejeiros, Destaque

Baixe a Revista Beer Art com as premiadas em Blumenau

A edição 16 da Beer Art traz a lista de todas as 187 medalhas, organizadas por cervejaria (Foto: Ricardo Jaeger/Beer Art) 

A edição 16 da Beer Art traz a lista de todas as 187 medalhas, organizadas por cervejaria (Foto: Ricardo Jaeger/Beer Art) 

Edição de março é lançada durante o Festival Brasileiro da Cerveja

A Beer Art de março é especial: foi lançada durante o Festival Brasileiro da Cerveja, para já trazer a lista das premiadas. A edição está disponível para download gratuito em iPhone, iPad e tablet e celular Android. As medalhas estão organizadas por cervejaria, para facilitar a consulta. Para baixar a edição, clique aqui. Confira também os outros destaques da edição (veja mais abaixo).

Colunista convidado: Roberto Fonseca.

Cerveja é uma bebida de todos os gêneros. Não é um símbolo masculino, nem feminino. Ao olhar estatísticas, alguns mitos se abalam. Como os números que o colunista convidado compartilha nesta edição. Criador da consagrada enquete Melhores do Ano (ou "A Enquete do Bob"), realizada desde 2009, o jornalista Roberto Fonseca compara como votaram os jurados e as juradas. Aluno ouvinte em Harvard e no Massachusetts Institute of Technology (MIT), está morando em Cambridge, nos EUA, de onde acompanha a cena da craftbeer americana mas continua atento aos movimentos no Brasil.

Seção Fonte: Cevada Pura

Franquias de lojas de cerveja estão bem disseminadas no mercado brasileiro. Mas você já imaginou uma franquia de fábricas? É um modelo de negócio em estudo por Alexandre Moraes, sócio proprietário da Cevada Pura, como conta Fabricio Santos, autor da matéria da seção Fonte, em parceria com o fotógrafo Rogério Volgarine @cervejaecomida. A cervejaria de Piracicaba (SP), retratada neste mês na seção, é um dos tantos exemplos de empresas de alma empreendedora no segmento. E boa gestão e criatividade serão cada vez mais exigidos para o futuro das microcervejarias, como mostra matéria especial desta edição.

Dicas do Viajante Cervejeiro

Um publicitário e sommelier paranaense vem há 10 meses fazendo um trabalho ao mesmo tempo sacrificante e fascinante: percorre o Brasil contando com a solidariedade para conseguir carona e hospedagem, tudo para retratar a cultura da cerveja artesanal. E que dicas Edson Paulo de Carvalho Junior, ou melhor, o Viajante Cervejeiro (como é mais conhecido), dá ao leitor da Beer Art? Confira na entrevista realizada pela jornalista Sarah Buogo.

A hora da gestão

Esquecidas as lágrimas de alguns, a animação de outros e o espanto de muitos, é hora de pensar no negócio Ambev/Wäls com objetividade. A questão é: a entrada da gigante no segmento das artesanais, com a grife Wäls, será devastadora para as pequenas, com menos poderio de competição? A resposta: depende da estratégia da microcervejaria independente. À paixão dos cervejeiros artesanais, terá de ser adicionado profissionalismo na gestão. Com a ajuda de Edmundo Albers e Túlio Rodrigues, dois especialistas com consistente experiência como executivos de grandes cervejarias - entre elas, o próprio grupo Ambev -, a Revista Beer Art montou um quadro que antecipa o desafio dos microcervejeiros. Confira a seguir.